Cidade

Alunos das escolas municipais voltam às aulas amanhã

Após duas semanas de recesso, profissionais da educação e alunos voltam a realizar atividades escolares do 2º semestre; férias permitiram orientação dos educadores sobre a gripe A 


5a4011099c39198d35ec088685e97ee0Todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina retomam às atividades escolares amanhã (dia 28). Hoje, 2.600 professores já voltaram a discutir assuntos educacionais através do programa de práticas pedagógicas, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, cerca de 30 mil alunos de 81 colégios municipais (zona urbana e rural) e de 11 CMEIs retornam às aulas do segundo semestre, após o recesso de duas semanas, que começou no dia 10 deste mês.
A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello, enalteceu a importância das férias escolares no calendário educacional. “É um período muito importante, onde os educadores e alunos podem descansar, passar um tempo a mais com a família. É legal que os professores aproveitam para realizar cursos, o que reflete na qualidade de ensino. Então, é um fôlego para todos enfrentarem os dois últimos bimestres”, avaliou.
De acordo com ela, nesta segunda parte do ano, serão desenvolvidas ações mais específicas com os alunos. “O recesso também serviu para que nós refletíssemos sobre a nossa pedagogia de ensino. Agora, vamos retomar a rotina de trabalho de uma forma mais direcionada, trabalhando as deficiências diagnosticadas no primeiro semestre”, comentou Maria Inês, destacando mais um ponto positivo do recesso.
“Também vamos concentrar nossa atenções para a Prova Brasil, que avalia a qualidade de ensino prestada pelo município no ensino fundamental (pré a 4° série). É através dessa prova nacional que o Ministério da Educação estabelece o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) do município”, informou ela. A prova será aplicada, aos alunos da 4ª série, de 19 a 30 de outubro deste ano.
Gripe A
A diretora de ensino da Educação ainda salientou que a pasta aproveitou o período de recesso para desenvolver um trabalho de orientação sobre a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína. A iniciativa ocorreu nos dias 23 e 24 deste mês, no auditório do CMEI Valéria Veronesi, e contou com a participação de duas profissionais da Secretaria Municipal de Saúde: a médica Simone Narciso e a gerente de Vigilância Epidemiológica, Cristina Maria Kiyota. 
“Durante esses dois dias, os profissionais de educação do município receberam informações sobre como prevenir a doença e puderam tirar dúvidas. Foi um respaldo para tranqüilizar os gestores, que lidam com os pais e que precisam passar segurança para eles neste sentido. No momento, segundo a autarquia, não há risco e as aulas seguirão normalmente”, finalizou.
(Londrina, 27 de julho de 2009)
Foto:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos