Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 22 e 28 de julho foram 123 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 22 e 28 de julho. Ao todo foram 123 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos e aos demais órgãos somaram 42 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em Escolas Municipais e creches foram 12 registros. Animais de grande porte na via somaram 10 ocorrências.
As ocorrências referentes à violência doméstica e à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 13 atendimentos. Crime ambiental e perturbação de sossego somaram 16 registros. Veículos recuperados foram 3. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto – Na última semana 4 homens foram detidos e encaminhados pela Guarda Municipal após abordagem e constatação de mandado de prisão em aberto. Em uma ocorrência no distrito de Guairacá, zona sul, a equipe da Guarda Rural prendeu um homem de 37 anos com mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas. Ainda durante a abordagem, foi localizada uma quantidade considerável de pólvora. Na residência do homem foram encontrados 8 cartuchos de munição calibre 36, um pote com pólvora, um pote com chumbo além de outros artefatos. Por não ter permissão para o uso ele vai responder inclusive por posse ilegal de conteúdo bélico.
Na quinta-feira(25), um veículo que passava em alta velocidade em frente à escola municipal de Paiquerê, foi abordado pelos guardas municipais. Com o condutor foram encontradas 34 porções de maconha. Depois, o rapaz informou aos agentes que havia droga enterrada no quintal de sua residência. No local, foram encontradas mais 3,5 kg de maconha e ele foi encaminhado à delegacia.
Em outra abordagem da Guarda Rural, na manhã de domingo (28) no distrito de Paiquerê, outro homem foi detido por estar de posse de um revólver calibre 38. Ele foi abordado por estar em atitude suspeita nas proximidades da Escola Municipal Armando Rosário Castelo. Denúncia anônima informou que na noite anterior ele teria feito disparos em praça pública. O que colocou em risco a vida dos moradores do entorno do próprio público.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social