Cidade

Novas informações são cadastradas no Perfil de Londrina 2019

Documento atualizado está disponível no site da Prefeitura; o intuito é fornecer dados sobre a cidade

As pessoas que têm interesse em saber mais sobre o município de Londrina, por meio de dados oficiais, agora podem obter as mais recentes informações cadastradas no Perfil de Londrina 2019. A publicação está disponível no site da Prefeitura e pode ser facilmente acessada pelo público clicando-se aqui.

O intuito desse caderno digital é fornecer dados sobre a cidade, para que a população e os leitores interessados tenham um conhecimento mais aprofundado sobre diversos aspectos da cidade e, assim, consigam analisar o comportamento socioeconômico e ambiental de Londrina. O caderno também pode ser utilizado como fonte de pesquisa para acadêmicos e pelos próprios gestores públicos.

Segundo o gerente de Pesquisas e Informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Alexander Korgut, com essa atualização, 80% do Perfil de Londrina 2019 está concluído e demonstra bons resultados, que contextualizados, trarão maior confiança na recuperação da economia local.

“Por meio do Perfil conseguimos observar como o município vem se comportando e percebemos que o cenário nacional da crise de 2015 também se refletiu em Londrina, porém, atualmente, os números estão mostrando uma recuperação. Com relação ao mercado de trabalho, em 2017, foram registrados 2.033 fechamentos de vagas, em 2018 esse número foi para 729 vagas negativas e no primeiro semestre de 2019 percebemos a criação de 1.094 vagas formais. Isso vai ser refletido na recuperação da confiança e pode até superar as expectativas para o ano de 2019”, disse Korgut.

Nesta versão, foram contemplados temas como transporte, pavimentação e drenagem, habitação, saúde, educação, trabalho, agropecuária, contabilidade social, finanças públicas, comunicações e indicadores sociais e demográficos. Elas estão reunidas em cinco grandes áreas, que são infraestrutura, características demográficas e sociais da população, economia, indicadores e mapas.

A expectativa é que até dezembro 100% do material esteja completo, pois ele é finalizado quando todas as fontes oficiais de consulta liberam seus dados. As informações têm como base o ano de 2018 e anteriores. A serem preenchidos, restam apenas dados sobre as estimativas oficiais da população, como os indicadores do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal e do Ensino Superior, do Produto Interno Bruto (PIB), da Pesquisa Agrícola e Pecuária Municipal, do Valor Bruto da Produção Agropecuária; do consumo e do número de consumidores de Energia Elétrica e de profissionais liberais existentes em Londrina. Além destes dados, no segundo semestre será publicado o Guia do Investidor de Londrina 2019, contendo as informações referentes a 2018.

Entre as fontes consultadas para a elaboração do Perfil estão as secretarias municipais e órgãos públicos e privados, como o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Câmara Municipal de Londrina, Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Rumo Logística – companhia ferroviária e de logística brasileira, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), entre outras.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Gerência de Pesquisas e Informações da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), com Alexander Korgut, pelo (43) 3372-4450.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos