Cidade
Professores participam de oficina de capacitação
Evento tem como objetivo promover a competência dos educadores, a fim de despertar o autoconhecimento dos mesmos; resultado é a melhoria do ensino municipal
Será realizada hoje,dia 13, das 13h às 18 horas, a Oficina de Plano e Ação (OPA), que tem como objetivo promover as competências de 30 professores da rede municipal de ensino nas diversas áreas do conhecimento, bem como despertar o autoconhecimento dos participantes, visando melhorar a educação na cidade. A oficina ocorre nas dependências empresa Angelus, que fica na rua Waldir Landgraf, n° 101, no bairro Lindóia. A atividade faz parte do Programa Municipal Empreendedores do Futuro.
“É uma oportunidade para que os professores também tenham essa visão de planejamento, que serve como uma ferramenta para otimizar os trabalhos educativos. É algo que eles podem utilizar para a vida pessoal deles, para se organizar melhor. Tudo isso, acaba refletindo diretamente na qualidade do ensino, na hora dos educadores lecionarem. Então, é fundamental ter planejamento”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Hilst, sobre a importância do programa.
O encontro prevê que os educadores assistam a uma aula com 5 horas de duração, munidos do livro didático do Tempo, Evento, Espaço e Pessoa (TEvEP), que consiste numa espécie de “protocolo” de comunicação, composto por um questionário de perguntas-chave, para facilitar a organização das informações e mobilização de recursos. Além deste, os participantes recebem um material institucional e de apoio.
Após a realização do evento, espera-se que os resultados alcançados sejam: capacitação dos professores para aplicar a metodologia de planejamento trabalhado nas escolas; potencializar o tempo e recursos; aumentar a previsibilidade em projetos escolares; e elaboração de um projeto real.
A OPA é uma iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Econômico de Londrina (Adetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com o Movimento Nós Podemos Paraná e com a Rede de Participação Política do Empresariado.
(Londrina, 13 de agosto de 2009)