Cidadão

Mutirão de renegociação de dívidas atende 800 pessoas

Grande parcela das reclamações foram sobre as dívidas contraídas no cartão de crédito

Você conhece alguém que nos últimos meses não conseguiu quitar uma dívida contraída no cartão de crédito? Pois bem, essa situação está tornando-se cada vez mais comum no Brasil, inclusive em Londrina. Durante a última semana, 800 pessoas procuraram o órgão de defesa do consumidor para participar do mutirão de renegociação de dívidas, realizado pelo Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD).

Segundo o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, a grande maioria dos processos de renegociação foram sobre a cobrança dos altos juros e multas contraídos com o cartão de crédito. “O alto índice de pessoas endividadas no cartão de crédito e com o limite da conta bancária nos surpreendeu. Como os juros cobrados pelos bancos são altíssimos, nós orientamos as pessoas para que se atentem ao pagamento das faturas e com novas compras de produtos ou serviços feitos com o cartão, porque o não pagamento, somado à alta taxa de juros, dificulta muito que a pessoa saia da dívida”, explicou.

Além desses, houve a renegociação de dívidas contraídas com consignados e empréstimos bancários. Outros processos foram feitos diretamente por meio do site www.consumidor.gov.br, assim como surgiram apenas cidadãos com dúvidas, que foram sanadas pessoalmente, por telefone e por e-mail. Estes números de atendimento não estão computados dentro os 800 citados acima.

Próximos passos – A partir de segunda-feira (19), os cidadãos que entraram com o pedido oficial devem começar a receber as respostas das instituições financeiras que participaram do mutirão. Ao todo, 88 entidades estiveram presentes.

A orientação dos técnicos de defesa do consumidor é que, caso o Banco ou a financeira não entre em contato com o consumidor devedor, este deve procurar obter mais informações telefonando para a sede do Procon, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo 151 ou (43) 3345-0396. Também é possível escrever um e-mail para procon@londrina.pr.gov.br ou mandar uma mensagem pela página no Facebook, assim como ir pessoalmente até a sede que fica na Rua Mato Grosso, 299.

Novo mutirão – O coordenador do Procon-LD espera realizar um novo mutirão de renegociação de dívidas, provavelmente nos meses de novembro e dezembro deste ano. A intenção é que a população possa utilizar os valores recebidos com o 13º salário para quitar os débitos em atraso.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do Procon em Londrina, Gustavo Richa, pelo 3345-0396 ou 151.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos