Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 19 e 25 de agosto foram 109 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 19 e 25 de agosto. Ao todo foram 109 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 49 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 10 registros. Crimes ambientais foram 3 constatações.
Ocorrências da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 13 atendimentos. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública, e fiscalização da lei seca municipal somaram 18 registros. Animais de grande porte na via tiveram 6 ocorrências. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram feitos 391 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI).
Na tarde de terça-feira (20) a Guarda Municipal prendeu em flagrante, no Terminal Rodoviário, um homem de 23 anos que tentava embarcar com 3 kg de maconha para a cidade de Ribeirão do Pinhal (PR). Ele foi abordado pois estava em atitude suspeita no local. Diante dos fatos foi encaminhado à delegacia de plantão.
No final da tarde de quarta-feira (21) a equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE) foi chamada para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no Conjunto Ernani Moura Lima. A vítima relatou que o homem de 42 estava agredindo tanto ela quanto seus familiares. Ela contou também que ele teria feito diversas ameaças no decorrer do dia. No local o rapaz foi localizado pelos agentes e encaminhado à delegacia.
Em uma outra ocorrência, um homem foi preso pelo descumprimento de medida protetiva. A vítima denunciou à central de emergência 153 que seu ex companheiro estaria dentro de sua residência, no Jardim Paraíso, zona norte. Ele foi detido pela violação da ordem judicial. Na delegacia foi constatado que ele tinha um mandado de prisão por roubo agravado e vai responder pelos crimes.
Um rapaz de 24 anos suspeito de estar coagindo uma mulher no pátio do Centro POP, região central, foi detido pela Guarda Municipal após abordagem e verificação de que ele estava foragido da justiça. Checagem no sistema apontou para um mandado de prisão em aberto por roubo. Ele foi encaminhado à delegacia.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social