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Educação e RPC lançam projeto “Televisando o Futuro”

Os educadores serão capacitados, nos dias 16 e 17 deste mês, por profissionais da RPC, a fim de ensiná-los a produzir materiais informativos nos moldes jornalísticos


Buscar aproximar os pais de alunos das discussões escolares, dando visibilidade às ações desenvolvidas com os filhos nas escolas municipais, bem como valorizar o professor e melhorar a qualidade de ensino. Esses são os principais objetivos do projeto “Televisando o Futuro”, criado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que será lançado amanhã (dia 10), das 8h às 12h, no Teatro Com-Tour – avenida Tiradentes, n° 1241. Além do lançamento, o evento ainda trará a palestra com a professora Márcia Guimarães, que vai abordar o perfil do educador contemporâneo.
As atividades de amanhã dão continuidade ao projeto, que começou a entrar em prática na última quinta-feira (dia 3), na Super Creche, com a apresentação do mesmo para diretores e supervisores da rede municipal de ensino e com a distribuição da ficha de inscrição para os colégios interessados. O tema central do projeto é “Educação Solidária”. Convivência e Comportamento; Motivação; Relacionamento interpessoal; Ética e Valores; e Comunidade Escolar são outros assuntos a serem debatidos.
A iniciativa funciona de maneira simples. Os educadores serão capacitados, nos dias 16 e 17 deste mês, por profissionais da RPC, a fim de ensiná-los como produzir materiais informativos nos moldes jornalísticos. Após isso, os professores desenvolverão, com os alunos de 1ª a 4ª série, atividades parecidas com a produção aprendida. Os trabalhos serão embasados em seis reportagens a serem veiculadas, todas as terças-feiras (de 29/09 a 03/11), no último bloco do telejornal Paraná TV 1ª Edição.
“Então caberá aos alunos e professores assistir as matérias que serão transmitidas. Com isso, começam as execuções das atividades. Os estudantes de 1ª e 2ª série farão ilustrações referentes às reportagens, ao passo que os de 3ª e 4ª produzirão outra matéria jornalística”, explicou a assessora técnico-pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Okawati. Na avaliação dela, o projeto vem para adicionar conhecimento a todos. “Os professores terão essa noção do fazer jornalístico. Os alunos vão desenvolver mais o raciocínio, a análise crítica, a atenção, entre outros”, completou.
A assessora relatou que após a entrega dos trabalhos, que vai ocorrer de 4 a 13 de novembro, uma comissão avaliadora vai analisar as produções e decidir quais foram as mais interessantes. Os autores dos três melhores desenhos e das três melhores reportagens vão receber, de acordo com a classificação obtida, um computador (1° lugar), uma coleção de livros clássicos (2°) e um jogo educativo (3°). O melhor educador de 1ª a 4ª série (desenho) e o melhor de 3ª a 4ª (matéria) receberão um notebook. A melhor escola ganha uma televisão de 29 polegadas.
“Por isso, fica o convite para que todos participem e se empenhem ao máximo. Seja qual for o resultado, quem participar já vai sair ganhando”, afirmou Eva. De acordo com ela, esse é o caminho para se desenvolver um ensino municipal de maior qualidade. “São ações como essa que servem para impulsionar o nosso trabalho e aumentar os resultados positivos. Com certeza, esse projeto refletirá muito na vida dos alunos”, finalizou.
(Londrina, 9 de setembro de 2009)

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