Cidadão
Pessoa com visão monocular é tema de encontro
“Visão Monocular, inserção na iniciativa privada” é o tema do encontro, promovido pelo Sine e GRTE, dedicado ao público alvo e interessados do setor empresarial
O Sistema Nacional de Emprego de Londrina (Sine) e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Londrina (GRTE) promovem nesta sexta-feira, dia 18, das 14h às 17h30, o Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. O encontro tem como tema a inserção de pessoas com visão monocular, isto é, que enxerga apenas com um olho, no segmento privado e será realizado no Sest/Senat, localizado na rua Santa Terezinha, 1377 – jardim Interlagos. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail aglondrina@setp.pr.gov.br até o dia 17 e não tem custo nenhum.
A nova súmula 377, baseada na Constituição Federal, garante à pessoa com visão monocular, o direito de concorrer, em concurso público, às vagas de cota. Com o objetivo de estender a legislação também para as iniciativas privadas, o seminário visa conscientizar a importância de inclusão dessa parcela da população no mercado de trabalho num todo. Para tanto, o encontro é destinado às pessoas com a determinada limitação, aos diretores de recursos humanos de empresas, sindicatos, organizações, bem como é dedicado aos presidentes e participantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Trabalho, Emprego e Renda.
De acordo com a coordenadora do Sine em Londrina e integrante da comissão organizadora, Doris Andrade da Cruz, as empresas e organizações privadas tem dificuldade de cumprir a cota que deve ser destinada às pessoas com deficiência. “Nós do Sine e também da Gerência Regional estamos fazendo nossa parte. Colocamos o assunto em pauta para debatê-lo e envolver a população nesse contexto, uma vez que é preciso não só cumprir à legislação, mas abrir espaço para que essas pessoas possam mostrar suas potencialidades e trabalho”, enfatizou.
Conforme ela, a expectativa de público para o evento é de 100 até 200 pessoas. “Pretendemos fazer esses seminários de forma continua, com base no tema deliberado pela comissão organizadora, mas com o foco nessa integração social”, completou Doris.
Palestras Programadas
– Hans Franke – Médico Auditor Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) – Curitiba/PR.
– Luciana Estavan Cruz de Oliveira – Procuradora do Ministério Público do Trabalho.
– Professora Eliza Dieko Oshiro Tanaka- Vice-chefe do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na palestra, a professora vai explicar sobre o trabalho que desenvolve em Londrina, junto ao público com deficiência.
– Patrícia Moreno: Psicóloga – Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Consultora de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no Mercado de Trabalho. A psicóloga vai falar ainda sobre suas experiências de trabalho, uma vez que é deficiente visual.
(Londrina, 15 de setembro de 2009)