Educação realiza curso para brigadistas escolares
Curso soma conhecimentos teóricos com a parte prática, por meio de exercícios de evacuação, manipulação de extintores, treinamento e simulações

Para garantir a melhoria na formação dos professores da rede municipal de ensino de Londrina e favorecer o atendimento ainda mais qualificado às crianças, nas mais diversas situações do dia a dia, a Secretaria Municipal de Educação está realizando uma capacitação para formar os brigadistas escolares.
Na próxima segunda-feira (9), das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h, os professores do Centro Municipal de Educação Infantil de Londrina (CMEI) Marisa Arruda dos Santos participarão da atividade, na unidade. Além deles, já participaram das aulas os docentes do CMEI Water Okano, na última quarta-feira (4) e também vão participar na próxima quarta-feira (11), nos mesmos horários, os profissionais de educação da Professor Joaquim Pereira Mendes e na segunda-feira (16), os da Escola Municipal América Sabino Coimbra, nas próprias escolas.

O curso foi dividido em três etapas para garantir que haja boa interação entre os professores e os alunos, de forma que o conteúdo visto na teoria seja aplicado corretamente na prática. Para isso, primeiramente, os palestrantes repassam os conteúdos teóricos, com a leitura e estudo dos materiais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA/PML).
Na sequência, os participantes puderam participar de discussões temáticas, voltadas ao conhecimento prático e com enfoque nos primeiros socorros. Por fim, o conteúdo do terceiro bloco traz a prática no ambiente escolar, por meio de exercícios de evacuação, manipulação de extintores de incêndio, além do treinamento e simulação de atendimento de primeiros socorros.
A expectativa é que o curso formará, até o final do ano, cerca de 900 profissionais da Secretaria de Educação. A atividade está sendo realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a Secretaria Municipal de Defesa Social, Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional e com a Secretaria Municipal de Governo, por meio da Escola de Governo. O curso é necessário para a emissão do Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
No final de agosto, a segunda turma de Brigada Escolar foi iniciada na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contou com as orientações de Fernanda Honorato e do servidor Edivaldo Mariane, que abordaram primeiros socorros e conteúdos relacionados à prevenção. Participaram os integrantes do Corpo de Bombeiros, servidores das unidades escolares da América Sabino, Joaquim Pereira Mendes, Water Okano, Marisa Arruda e profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEI), e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Outras informações podem ser obtidas com a assessora administrativa da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, pelo 3375-0168.