Cidade
Começa amanhã capacitação pelo “Televisando o Futuro”
Educadores do município receberão aulas de produção de materiais informativos nos moldes jornalísticos por profissionais da RPC
Inicia amanhã, dia 16, o curso de capacitação de professores na produção de materiais informativos nos moldes do jornalismo. A ação faz parte do projeto “Televisando o Futuro”, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
O curso terá a duração de quatro horas e será ministrado por profissionais da RPC, na sede do APP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, localizado na avenida Juscelino Kubitschek, 1834, das 8h às 12h ou das 13h30 às 17h30.
Durante as aulas vão ser abordadas as seguintes temáticas:o perfil do educador contemporâneo, limites e motivação, relacionamento inter-pessoal, violência,ética, perfil da família, APMs e dos conselhos escolares.
Após o curso, os professores desenvolverão, com os alunos de 1ª a 4ª série, atividades parecidas com a produção aprendida. Os trabalhos serão embasados em seis reportagens a serem veiculadas, todas as terças-feiras , de 29 de setembro a 3 de novembro, no último bloco do telejornal Paraná TV 1ª Edição.
A assessora técnico-pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Okawati, explicou que os estudantes de 1ª e 2ª série farão ilustrações referentes às reportagens, ao passo que os de 3ª e 4ª produzirão outra matéria jornalística. Na avaliação dela, o projeto vem para adicionar conhecimento a todos. “Os professores terão essa noção do fazer jornalístico. Os alunos vão desenvolver mais o raciocínio, a análise crítica, a atenção, entre outros”, completou.
Após a entrega dos trabalhos, que vai ocorrer de 4 a 13 de novembro, uma comissão avaliadora vai analisar as produções e decidir quais foram as mais interessantes. Os autores dos três melhores desenhos e das três melhores reportagens vão receber, de acordo com a classificação obtida, um computador (1° lugar), uma coleção de livros clássicos (2°) e um jogo educativo (3°). O melhor educador de 1ª a 4ª série (desenho) e o melhor de 3ª a 4ª (matéria) receberão um notebook. A melhor escola ganha uma televisão de 29 polegadas. Além disso, os materiais vencedores serão expostos no supermercados da rede Muffato, que é patrocinador do projeto.
Cerca de 80% das escolas do município estão participando do projeto. Assim sendo, o curso já está com sete turmas formadas, com 60 professores em cada uma delas. As instituições de ensino municipais interessadas, que ainda não se inscreveram, podem encaminhar o formulário de inscrição à Secretaria de Educação até o dia 30 de setembro.
(Londrina, 15 de setembro de 2009)