Profissionais de saúde participam de oficina sobre doenças na gestação
Capacitação vai abordar o conteúdo do Manual de Pré-Natal e Puerpério do Município

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover nesta semana oficina de Matriciamento em Ginecologia e Obstetrícia, para profissionais da Atenção Primária. O conteúdo será pautado pelo Manual de Pré-Natal e Puerpério do Município, documento que reúne ações e procedimentos técnicos que compõem a assistência à gestante e puérpera na rede municipal de saúde.
Na quarta-feira (11), a iniciativa será voltada para os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Guanabara e, no dia 25 de setembro, para equipe da UBS Cafezal. Ambos irão ocorrer das 7 às 13 horas, na Faculdade Pitágoras, localizada na Rua Edwy Taques Araújo, 1.100, Gleba Fazenda Palhano.
A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, explicou que nas oficinas serão trabalhados as principais patologias e doenças na gestação, como hipertensão arterial, diabetes gestacional, infecção urinária e infecções ginecológicas. “Estes são os principais agravos que causam mortalidade fetal, infantil e materna, observados no Comitê de Mortalidade Materno-Infantil do Município”, contou.
Segundo Priscila, toda a equipe das UBSs deverá participar da atividade, desde médicos, enfermeiros e dentistas, até agentes comunitários de saúde (ACSs), equipe administrativa e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). “Optamos por trabalhar com toda a equipe da unidade, para sensibilizar os profissionais sobre a importância do seu papel. Vamos abordar como deve ser feito o acolhimento das pacientes, o manejo das patologias na Atenção Primária e o acompanhamento das gestantes na área de abrangência”, explicou.
Durante a ação, também será feita uma reflexão sobre o processo de trabalho nas unidades, a fim de atuar de acordo com a realidade de cada território e equipe, e adequar os estudos de caso à realidade, pautada na experiência das unidades.
Ao todo, devem participar, nos dois dias, cerca de 90 profissionais. Na quarta-feira (11), o conteúdo do curso será ministrado pela ginecologista Daniela Souza Silva Almeida, que apoia a equipe de Matriciamento e atende nas UBSs do Panissa e Vivi Xavier, e o médico ginecologista Luiz Carlos Baldo, da equipe de Matriciamento e que atende nas UBSs do Guanabara e Eldorado.
No dia 25, a capacitação será conduzida pelo ginecologista do Ambulatório de Ginecologia, Rodrigo Delanheze, e novamente pela médica Daniela Souza Silva Almeida. A enfermeira obstetra Priscila Colmiran também participa dos dois dias de oficina. As inscrições para as capacitações estão sendo feitas por meio da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira obstetra e coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, no 3372-9829/9825.