Conferência de Cultura aprova propostas para vários segmentos
Com ampla participação, encontro debateu mais de 80 propostas sobre áreas como teatro, música, cinema, circo, fotografia, artes gráficas, dança e outras

No último fim de semana, foram realizadas as atividades da IX Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, que mobilizaram cerca de 100 participantes na sexta-feira (6) e no sábado (7), na Biblioteca Pública Municipal. Com base no tema Cultura como Política Pública – Histórico e Possibilidades, o evento contou com debates que propuseram a reflexão e a troca de experiências acerca do contexto e trajetória da gestão municipal neste segmento. Também foram avaliadas e aprovadas, em sessão plenária, dezenas de propostas nas mais diversas áreas de atuação, que irão compor as diretrizes para as políticas de cultura nos próximos dois anos.
Estiveram presentes na conferência 90 delegados, eleitos nas pré-conferências, que discutiram mais de 80 propostas que servirão de parâmetro e nortearão planejamentos em áreas como teatro, música, cinema, circo, fotografia, artes gráficas, dança, artes visuais, artesanato, entre outras, incluindo planos de atuação para os distritos de Londrina.
A abertura oficial, no dia 6, contou com a participação de secretários e autoridades locais, dentre os quais o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro. Ele conduziu uma roda de conversa com foco no tema da IX Conferência, visando traçar um panorama sobre o processo histórico de construção de políticas públicas na cidade.
O bate-papo teve a participação de pessoas com histórico de atuação na área cultural de Londrina, contribuindo de diferentes formas para que propostas pudessem se tornar realidade e formulassem o atual modelo de gestão cultural do Município. Integraram a mesa o jornalista e ex-secretário de Cultura, Valdir Grandini; o músico, produtor cultural e ex-secretário de Cultura, Bernardo Pelegrini; e o professor do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em políticas públicas, Kennedy Piau.
Para Cesaro, a IX Conferência de Cultura reforçou o compromisso do Município de Londrina com o processo democrático de construção das políticas públicas voltadas a esta área, sempre visando aprimorar os mecanismos já existentes e criar novas possibilidades de atuação. “O encontro integra um dos principais instrumentos do Sistema Nacional de Cultura. Trata-se do momento para mobilizar os agentes culturais e fazer a revisão de processos, verificar demandas, levantar ideias e avaliar pontos positivos e críticos”, frisou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, pelo telefone 3371-6608