Coletivo Quizomba realiza festival na UEL
O evento, que ocorrerá domingo (15) e contará com apresentações para todas as idades, possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura

O Coletivo Quizomba irá realizar um dia repleto de atividades no entorno do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (CECA-UEL), neste domingo (15), das 15h às 21h30. O grupo existe desde 2005, com propósito de fomentar o acesso da população às manifestações culturais de matrizes afro-brasileiras e indígenas. Ele é composto por professores da UEL e trabalhadores da cultura. O CECA-UEL está localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380, no Campus Universitário da UEL.
Nomeado como “Quizomba de Primavera, UEL em Florescência”, o festival é gratuito e possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Qualquer pessoa pode comparecer gratuitamente ao local que contará com diversos convidados, os quais irão realizar apresentações para todas as idades.
A partir das 15h30 haverá o Quizomberê, iniciando-se com a Contação Nega de Leite, uma contação de histórias promovida pela artista Edna Aguiar para crianças. Já das 16h às 17h30, o palhaço Bocão anima o evento com brincadeiras recreativas. Às 18h é a vez da Dj Black (Luciana Telles) se apresentar no local. E por fim, a partir das 19h, a banda autoral de ritmos afro-brasileiros, Aruande, encerra o festival.
De acordo com a produtora do evento e integrante do Coletivo Quizomba, Luiza Braga, o festival é de grande importância para o município. “Londrina é uma cidade culturalmente muito rica, mas ainda vivemos uma deficiência de eventos culturais na cidade. O Quizomba acontece há 10 anos e sempre foi autossuficiente. Com o apoio do PROMIC neste ano, queremos proporcionar justamente isso. Fazer com que pessoas, tanto de bairros periféricos quanto da população central, venham e participem. Se desloquem para conhecer os outros espaços e a pluralidade da cidade”, contou.
“Quizomba de Primavera” é apenas mais uma das apresentações que o Coletivo Quizomba está realizando em 2019. Por meio de um projeto itinerante, com patrocínio do PROMIC, o grupo já havia realizado duas exibições, sendo uma na região norte de Londrina, na Praça Ângelo Kretã, no Conjunto Maria Cecília, no dia 5 de maio; e uma na zona sul, na Praça da Mata, no Conjunto Cafezal 4, no dia 14 de julho. A próxima edição está prevista para novembro, na área de lazer Luiz Borghesi, o Zerão.
O Coletivo Quizomba é um grupo criado a partir de um projeto de extensão da UEL e conta, atualmente, com seis integrantes fixos e três estagiários. Já o Projeto Quizomba Itinerante tem apoio da Casa de Cultura da UEL, da Rádio UEL, do Projeto Encantação e do Estúdio Áudio 13.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a produtora do projeto itinerante, Luiza Braga, através do número (43) 9 9861-4740.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com