Escolas participam da Semana do Movimento e Saúde
Alunos do 1º ao 5º ano participarão de palestras, gincanas, atividades esportivas, lúdicas e medição de altura, peso e IMC

Para conscientizar os alunos da rede municipal de ensino sobre a necessidade da prática esportiva, da importância de comportamentos e hábitos que busquem a melhorar a qualidade de vida e combater a obesidade infantil, a Secretaria Municipal de Educação iniciou hoje (16) a Semana do Movimento e Saúde.
Todas as escolas municipais vão desenvolver diversas atividades ao longo desta semana, de acordo com seu próprio cronograma. Entre as ações organizadas estão gincanas, palestras, atividades esportivas, lúdicas, a realização da medição de altura, peso e índice de massa corporal (IMC), para diagnosticar a presença de sobrepeso ou indicativos da predisposição à obesidade; e o repasse de informações à comunidade sobre os serviços prestados pela Prefeitura de Londrina e seus parceiros.
O objetivo é repassar informações que ajudem os alunos, do 1º ao 5º ano, entenderem mais sobre a vida saudável. Esse tema já está presente nos conteúdos didáticos trabalhados em sala de aula, porém está cada vez mais comum encontrar crianças sedentárias. “Nós medimos e pesamos os alunos e acrescentamos os dados no sistema da Prefeitura. Assim, conseguimos analisar as mudanças ano a ano e percebemos que o índice de obesidade infantil tem ficado cada vez mais alto, devido ao estilo de vida cada vez mais sedentário”, explicou a profissional de Apoio Pedagógico de Educação Física, Priscila Oliveira.
Até sexta-feira (20), os estudantes do ensino fundamental estarão envolvidos nas ações da Semana do Movimento e Saúde. Aqueles que forem identificados com obesidade, se a família aprovar, serão encaminhados para a Clínica de Nutrição da Unifil, que é parceira do projeto. Lá eles receberão acompanhamento nutricional gratuito.
As atividades também já foram realizadas em março e seguem o disposto nas Leis Municipais 9.749/2005 e 10.075/2006. O Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes visa promover a prevenção da obesidade infantil e suas consequências para a saúde.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas cm Priscila Oliveira, pelo 3375-0278.