Cidade
Semana de Trânsito prossegue com atividades educativas
A proposta agora é conscientizar os londrinenses para que em dezembro comece a vigorar a nova postura no trânsito

As atividades da Semana estão previstas para até sexta-feira, dia 25, mas os trabalhos não param e a campanha deve continuar. De acordo com o diretor de trânsito da CMTU, Sergio Dalbem, a proposta tem sido bem recebida pela população, mas deve mostrar resultados apenas a médio prazo. “Essa é uma campanha difícil de conscientização e deve ser um trabalho permanente”, declarou.
Dalbem explicou que o pedestre terá preferência ao cruzar a rua, bastando chegar próximo da faixa de pedestres e sinalizar que quer atravessar apenas levantando o braço. Os motoristas ao verem o sinal devem ligar o pisca alerta do automóvel, colocar o braço para fora, sinalizar a diminuição da velocidade mexendo o braço verticalmente e então parar. “Os motociclistas que seguem pelo corredor devem ficar atentos ao sinal para não causar acidentes aos pedestres”, acrescentou.
No momento, a campanha é apenas de conscientização. Mas a partir de dezembro serão aplicadas multas aos que desrespeitarem a preferência. As multas direcionadas aos pedestres ainda não foram regulamentas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A programação completa da Semana de Trânsito pode ser acessada no site da Prefeitura de Londrina, www.londrina.pr.gov.br.
(Londrina, 22 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs