Cidadão

Servidores das UPAs participam de curso sobre atendimento humanizado

Oficinas são ofertadas também aos servidores que atuam nas demais unidades da Diretoria de Urgência e Emergência

Profissionais da Prefeitura de Londrina que atuam em unidades de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estão participando do curso de Humanização do Atendimento. A iniciativa é baseada na Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS) do Ministério da Saúde, e foi desenvolvida pelo Núcleo de Educação em Urgência da Secretaria Municipal de Saúde.

As primeiras turmas ocorreram em junho, com participação de 43 técnicos de Gestão Pública. Neste mês de setembro, as turmas reúnem auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e auxiliares de Farmácia. E para outubro e novembro, a expectativa é oferecer novas edições do curso, para médicos, condutores socorristas e atendentes do SAMU.

Ainda há vagas para os encontros de segunda-feira (23), que vão ocorrer em dois horários, das 14h às 18h e das 19h às 23h. As inscrições devem ser feitas pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Após cadastro e login na página da Escola de Governo/PML, o acesso ao curso é “SAÚDE > Núcleo de Educação em Urgência > Cursos – 2019 > Humanização do Atendimento na Rede de Urgências e Emergências: um desafio possível para a equipe multiprofissional”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, capacitar os servidores que realizam atendimento na rede municipal atende ao compromisso da Prefeitura de ofertar, a toda população, um atendimento de alta qualidade. “É mais uma ação importante da Prefeitura em uma área sensível. De modo geral, passam pelas nossas unidades, diariamente, mais de 10 mil pessoas. Então o prefeito Marcelo Belinati determinou que a gente qualifique e prepare nossos servidores para prestarem um atendimento adequado, e façam o acolhimento de maneira correta aos pacientes, ainda mais nas unidades de urgência e emergência, onde os pacientes chegam fragilizados, com a expectativa de serem prontamente atendidos”, frisou.

Machado ressaltou que considera o curso importante, pois prepara os servidores da Saúde para possíveis intercorrências nas unidades. “Já tivemos uma primeira rodada de cursos, para as equipes administrativas, e agora estamos estendendo a capacitação a toda equipe de enfermagem e farmácia, incluindo atendimento e pós-consulta, padronizando o atendimento em todas as nossas unidades de saúde”, citou.

Experiência – A servidora da UPA Centro-Oeste Erika Yamashiro atua na recepção da unidade, e foi uma das participantes do curso no mês de junho. “Esse serviço é o primeiro no acolhimento aos pacientes da UPA. E aplicamos a humanização oferecendo um atendimento mais rápido, preciso, tirando dúvidas, orientando cada paciente da melhor forma possível. Como o tempo de espera pode incomodar o usuário, procuro dar uma atenção especial, explicando os motivos, sabendo que o que esse paciente quer é um respaldo sobre a situação”, detalhou.

Desde que concluiu o treinamento, Érika observou mudanças positivas em sua rotina de trabalho. “Respeito, educação e paciência resumem um atendimento humanizado. Tenho percebido muita melhora, principalmente em relação ao respeito e paciência”, disse.

Foto: Divulgação/Saúde

Conteúdo – O material aplicado no curso foi elaborado pela enfermeira do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Renata Morais Alves, em conjunto com as assistentes sociais da DUES, Poliana de Paula Amancio, Andressa Piltz Garrido Cortez, e Franciele Cristina Fernandes Naves.

Segundo a enfermeira do NEU, o curso de humanização aborda mais do que a relação de atendimento entre usuários e profissionais de saúde. “Buscamos trabalhar a humanização de forma geral, ou seja, a relação entre os próprios servidores, e do gestor com o servidor. O curso aborda como realizar relacionamentos interpessoais de maneira harmoniosa, equilibrada, respeitosa, então é uma questão que vai além do ambiente de trabalho”, frisou.

No conteúdo do curso, realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste, com duração de quatro horas, os servidores têm contato com os conceitos e princípios do SUS, em especial os relacionados à humanização, como o acolhimento e valorização do trabalhador, a defesa dos direitos do usuário e também do servidor. “Também falamos das estratégias de realização e de mudança de paradigmas. Como deixar de agir da forma atual, para que o atendimento passe a ser humanizado. Conversamos sobre algumas coisas que interferem na maneira como me comporto, e que podem melhorar meu comportamento, como a comunicação em alça fechada, para ter certeza de que o paciente realmente entendeu a orientação recebida, seja sobre o uso de medicamentos prescritos, ou os encaminhamentos feitos”, exemplificou a enfermeira.

Renata acrescentou que, durante o treinamento, os servidores citam vários exemplos e situações ocorridas no ambiente de trabalho e que envolvem os sentimentos e habilidades desenvolvidos no curso, como empatia e comunicação. “Discutimos o propósito, o que move esse servidor a estar no serviço, a deixar seu ambiente familiar e vir prestar cuidados a pessoas desconhecidas. Explicamos que essa motivação deve estar bem delimitada, para que ele se mantenha disposto em seu trabalho, todos os dias. E, mesmo em uma ocasião mais difícil, que ele consiga manter sua postura e seu comportamento de humanização”, comentou.

Para a enfermeira do NEU, o atendimento humanizado é imprescindível dentro das atividades e serviços prestados pela Saúde, assim como as habilidades práticas. “Não adianta fazer a técnica correta sem respeitar o paciente, e é preciso entender mais da história desse usuário para poder conduzir o tratamento adequadamente. Se eu focar muito na técnica, na doença, não consigo ver o indivíduo como um todo, cheio de particularidades e singularidades. Então é importante relembrarmos essas questões. E as nossas expectativas estão sendo superadas, a qualidade das discussões está sendo riquíssima, e quem participa está divulgando e incentivando os colegas”, citou.        

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

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