Londrina une inovação e sustentabilidade no JOJUP’s
Jogos terão um aplicativo desenvolvido para o evento, acomodarão o Hackathon SportTech e contarão com uma ação de plantio de árvores nas arenas esportivas

Município sedia a partir do próximo sábado (21) os Jogos da Juventude do Paraná (JOJUP’s). Essa será a segunda vez em três anos que a cidade recebe a competição e desta vez o evento traz novidades. Alinhados com os avanços tecnológicos e preocupados com a questão ambiental, os jogos promoverão ações de sustentabilidade, com o plantio de mudas de árvores representando cada um dos municípios participantes nas arenas da cidade, contarão com um aplicativo desenvolvido especialmente para o evento e dentro da programação será realizado o Hackathon SporTech.
O aplicativo tem o objetivo de facilitar os informativos sobre os jogos. Desenvolvido pela Ingá Digital em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação e Esportes de Londrina (FEL) e da Sercomtel, o SportApp Londrina vai reunir os horários de disputas de cada equipe, locais de competição, notas oficiais, resultados e todas as informações a respeito do JOJUP’s. Além do aplicativo, a página da FEL no Facebook cobrirá a participação das equipes de Londrina na competição. O SportApp Londrina pode ser baixado gratuitamente pelo PlayStore.
Durante os jogos, será realizado no ginásio do Moringão a 2ª Edição do Hackathon SporTech. A maratona de desenvolvimento começa nesta sexta-feira (20) e vai até domingo. Estarão reunidos diversos profissionais para, de forma integrada, desenvolverem soluções criativas. A ideia é compartilhar e fomentar o espírito empreendedor, tudo atrelado aos conceitos de tecnologia e inovação. Em cerca de 50 horas os participantes terão de entregar soluções baseadas em tecnologia (Startups) para resolver os problemas que serão propostos.
O objetivo é que quem participar possa sair com um produto próprio e praticamente pronto para ser implementado. Podem participar do Hackathon atletas, técnicos, startups, dirigentes, profissionais e estudantes das áreas da educação física, esporte, saúde, educação, tecnologia da informação, comunicação, lógica de programação, análise de sistema, design e afins, e empreendedores de uma forma geral. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas clicando aqui.
A sustentabilidade também estará presente nos Jogos. O JOJUP’s fará sua abertura no Dia da Árvore e, em comemoração à data, as delegações que participarão da cerimônia de abertura desfilarão com uma muda. Posteriormente essas mudas serão plantadas ao redor das arenas e complexos esportivos da cidade. A ação realizada pela Secretaria Municipal do Ambiente e pela Fundação de Esportes é uma solução sustentável que reduzirá significativamente o impacto ambiental da implantação de campos de grama sintética.
Para o presidente da FEL, Fernando Madureira, ações antenadas com as novas gerações e que chamam a atenção para temas importantes devem ser sempre incentivadas. “Vamos lidar com jovens e plantar a semente da causa ambiental e cada um deles será fundamental para que eles possam desenvolver essa consciência. Em relação ao SportApp Londrina, sabemos que essa geração é muito conectada e tenho certeza que curtirão muito o aplicativo. Todas as possibilidades que as inovações tecnológicas proporcionam devem ser incorporadas aos grandes eventos, e no esporte não pode ser diferente”, concluiu Madureira.
Para imprensa: outras informações com o presidente da FEL, Fernando Madureira, pelo telefone 3372-9191.