Cidadão

Dia Mundial sem Carro altera o trânsito na avenida Higienópolis neste sábado 

Por causa das diversas atrações do evento, via começará a ser fechada a partir da 0h; linhas do transporte coletivo que passam pela área farão trajetos alternativos

Neste sábado, 21 de setembro, a Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove na avenida Higienópolis, área central da cidade, o Dia Mundial sem Carro. O evento ocorre das 7h às 20h, mas a interdição da via para os preparativos da festa começa um pouco mais cedo.

Para garantir a segurança das pessoas envolvidas na montagem dos palcos e das tendas, o trecho entre as ruas Pio XII e Goiás será interditado a partir da 0h de sábado. O restante da avenida – entre a rua Sergipe e a Juscelino Kubitschek, será bloqueado às 7h. Com exceção do cruzamento com a Piauí, todas as interseções permanecerão liberadas. O objetivo é possibilitar que os condutores transitem de um lado a outro da pista.

Por causa do fechamento, os ônibus do transporte coletivo adotarão trajetos alternativos para chegar a seus destinos. As linhas 213 – Shopping Catuaí, 229 – Gleba Palhano, 301 – Jd. Presidente, 307 – Avelino Vieira, 315 – Columbia, 800 – Terminal Vivi Xavier / Terminal Acapulco e 806 – Saul Elkind / Terminal Shopping Catuaí, no caminho para os bairros, farão o desvio pela rua Pernambuco. Já as linhas 208 – Jd. Higienópolis, 306 – Jd. Universitário e 808- Jd Bandeirantes/HU descerão a rua Sergipe até a avenida JK. A partir deste ponto, todas elas retomam ao percurso original.

No retorno à região central, as linhas 212 – Adriana, 213 – Shopping Catuaí, 229 – Gleba Palhano, 301 – Jd. Presidente, 307 – Avelino Vieira, 315 – Columbia, 800 – Terminal Vivi Xavier / Terminal Acapulco e 806 – Saul Elkind / Terminal Shopping Catuaí utilizarão a JK e a Professor João Cândido para concluir o itinerário. Os coletivos da 208 – Jd. Higienópolis, 306 – Jd. Universitário e 808 – Jd Bandeirantes/HU  por sua vez, seguirão pela JK até a rua Benjamin Constant.

Para comunicar antecipadamente os usuários do serviço sobre a alteração, informativos foram fixados nos pontos de ônibus no início desta semana. Já os moradores e comerciantes da Higienópolis receberam panfletos explicando a interdição.

Com o término das atividades esportivas – programadas para o período da manhã –, a expectativa da CMTU é que as quadras entre a avenida JK e a rua Goiás sejam liberadas para o tráfego a partir do meio-dia. O restante da via, até as 20h.

Programação – Com a proposta de devolver ao pedestre o espaço ocupado pelos veículos, o Dia Mundial sem Carro sugere um novo olhar para a cidade e visa suscitar reflexões sobre a grande dependência dos automóveis nos centros urbanos. Celebrado no domingo, dia 22, em Londrina a comemoração foi antecipada para sábado de modo a ampliar a participação da comunidade.

Além de três palcos com apresentações artísticas e culturais de variados estilos, o evento conta com recreação para as crianças, distribuição de mudas de plantas, espaço para leitura, divulgação de cursos profissionalizantes e de graduação, pintura na barriga para gestantes, feira de adoção de animais, exposição de ônibus antigos, degustação de alimentos, aula de culinária e Museu de Ciência e Tecnologia.

Tem também educação para o trânsito, recolhimento de lixo eletroeletrônico, aconselhamento jurídico, esclarecimentos sobre direito do consumidor, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de saúde bucal, conscientização sobre violência doméstica, queimaduras e doação de órgãos, orientações sobre a doença de Alzheimer e atividades que buscam reproduzir diferentes formas de deficiência.

Já para os amantes de atividade física há pedalada, corrida, basquete, pingue-pongue, slackline e os aulões de muay thai, ioga, crossfit e mahamudra. A programação completa, com os horários das ações, pode ser conferida no site www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Antes de se espalhar para inúmeras cidades ao redor do mundo, O Dia Mundial sem Carro teve início na França, em 1997. Em Londrina, o evento começou a ser comemorado em 2011 e, após hiato de alguns anos, vem ocorrendo desde 2015.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos