Cidade
Reportagem do projeto “Televisando o Futuro” vai ao ar
Amanhã será a estréia do trabalho realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Rede Paranaense de Comunicação (RPC)
“O perfil do educador contemporâneo”, esse é o tema da 1ª reportagem do projeto “Televisando o Futuro”, que será transmitida amanhã (dia 30), no último bloco do telejornal Paraná Tv 1ª edição. A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a RPC estimulou a participação de escolas, pais e alunos.
O projeto começou no dia 3 de setembro, na Super Creche, com a apresentação do mesmo aos professores e supervisores da rede municipal de ensino, além da distribuição da ficha de inscrição para os colégios interessados. Lançado oficialmente no dia 10 deste mês, a ação reuniu 68 instituições escolares, representadas pelo total de 792 turmas de 1ª a 4ª séries. Ao todo, são 20.181 alunos participantes e cerca de 600 docentes envolvidos.
Os discentes de 1ª e 2ª séries ficaram encarregados com as ilustrações das matérias, já os estudantes de 3ª e 4ª farão a produção das matérias jornalísticas. Conforme a assessora técnico-pedagógica de História da Secretaria Municipal de Educação, Eva Okawati, o leque temático abrange seis áreas: o perfil do educador contemporâneo; limites, acerca da violência e do bullying; a motivação; o relacionamento interpessoal; a ética e os valores; e a comunidade na escola.
Ainda de acordo com ela, os objetivos do “Televisando o Futuro” consistem em valorizar o trabalho do professor, bem como os projetos desenvolvidos por eles, que muitas vezes não recebem destaque ou não são conhecidos pela população. “Essa é uma grande oportunidade de dar visibilidade ao empenho do docente e, também, de debater alguns temas tão importantes atualmente. Esse momento, além de promover essa integração entre pais, alunos e equipes pedagógicas, proporciona a aproximação dessas várias instâncias”, destacou.
Os autores dos três melhores desenhos e das três melhores reportagens vão receber, segundo a classificação obtida, um computador (1° lugar), uma coleção de livros clássicos (2°) e um jogo educativo (3°). O melhor educador de 1ª a 4ª série (desenho) e o melhor de 3ª a 4ª (matéria) receberão um notebook cada um. Já a melhor escola ganha uma televisão de 29 polegadas. Os materiais vencedores ficarão expostos nos supermercados da rede Muffato, patrocinador do projeto.
(Londrina, 28 de setembro de 2009)




