Acampamento para escoteiros acontece neste final de semana
A atividade faz parte do 9º Acampamento pela Cultura da Paz (ACAMPAZ) e da 19º Semana da Paz

Neste sábado (5) e domingo (6), o Clube Aventureiros do Amanhecer (CAA) irá realizar diversas atividades em prol do 9º Acampamento pela Cultura da Paz (ACAMPAZ), no Centro Esportivo Maria Cecília. O evento consiste em palestras e brincadeiras, além de um acampamento para os escoteiros do CAA, que possuem entre 10 a 14 anos, e outros clubes convidados. O centro esportivo está localizado na Rua Luís Brugin, 610.
A ação terá início às 7h de sábado (5) e encerrará somente às 17h de domingo (6), contando com uma noite no local. A comida será de responsabilidade das próprias crianças, que podem estar acompanhadas pelos pais. Brincadeiras como caça ao tesouro e palestras sobre protagonismo juvenil serão algumas das atividades destes dias. “Nós fazemos isso para interagir com os outros grupos de Londrina. Conhecer outras pessoas e os modos deles. É uma forma, também, de comunicarmo-nos com as crianças. Na ocasião, os pais ajudam a cuidar. É bem legal”, contou a mestra do CAA, Leonizia Matos.
A atividade integra a programação da 19º Semana da Paz, promovida pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e pela organização não-governamental, Londrina Pazeando.
De acordo com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luís Galhardi, a ação engloba diversos fatores significativos para o meio ambiente. “O campismo, o naturalismo e o contato com a terra são muito importantes para as crianças. Tem gente que acha que a comida vem do mercado. Precisamos conectar as crianças ao planeta e cuidar do meio ambiente”, disse.
6º Manifesto pela Paz – Neste sábado (5) será realizado, a partir das 10h, o 6º Manifesto pela Paz em prol do desarmamento infantil, na Rua Rafael Lamastra, 36, no Conjunto Habitacional Milton Gavetti, na região norte. O evento também faz parte das atividades da 19º Semana da Paz.
A ação consiste em realizar a quebra de armas de brinquedos a fim de conscientizar pais e crianças sobre os malefícios destes itens. Policiais militares e membros do exército serão responsáveis por efetuar a destruição, utilizando uma marreta. Os destroços de plástico, por sua vez, irão para a reciclagem.
A atividade integra ação promovida por uma loja de festas, e será realizada das 8h às 12h, no mesmo local, e ofertará, gratuitamente, algodão doce, pipoca, cama elástica e outros brinquedos.
Marcha Mundial pela Paz e Não Violência – Na última quarta-feira (2) ocorreu, no Centro Pastoral Dom Bosco (Rua Dom Bosco, 145), das 8h às 10h, uma reunião com o tema “Conexão Londrina com a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência”. O debate, que foi mais um atrativo da Semana da Paz, teve como objetivo divulgar a iniciação da Marcha Mundial pela Paz, a qual ocorreu na mesma data, em Madrid (ESP).
Na oportunidade foi discutido o planejamento de Londrina na passagem da Caravana Mundial pela Paz, na cidade, no dia 17 de dezembro, e também houve a realização de um painel humano, onde pessoas se uniram lado a lado formando uma espécie de símbolo da paz.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do COMPAZ e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, através do telefone (43) 9 9996-1283.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com