Cidadão

Saúde realiza segunda formação em Shantala na Atenção Básica

Capacitação é voltado a servidores que realizam o acompanhamento, crescimento e desenvolvimento da criança

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, vai realizar a 2ª Oficina de Formação em Shantala na Atenção Básica, nesta sexta-feira (11), das 7 às 13 horas, no auditório da Unicesumar, na Avenida Santa Mônica, 450, Tijuca.

O curso é voltado a servidores que realizam o acompanhamento, crescimento e desenvolvimento da criança na Atenção Básica e grupo de trabalho das Práticas Integrativas e Complementares (PICs). A carga horária é de seis horas. Ainda é possível participar do curso, efetuando inscrição na página da Escola de Governo, no Portal da Prefeitura, link escoladegoverno.londrina.pr.gov.br, chave SHANTALA-2019. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas.

O curso tem como objetivo disseminar conhecimento técnico e prático sobre a shantala, técnica de massagem de origem indiana que ajuda no relaxamento do bebê, oferece o alívio de cólicas e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Segundo a coordenadora de Práticas Integrativas da SMS, Jucelei Boaretto, a intenção é que os profissionais estejam habilitados para repassarem a técnica para as mães.

A ação contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instituída em 2006 e ampliada em 2018 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A shantala é uma das práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo Mistério da Saúde (SM) e que está dentro da oferta da Atenção Básica ou Secundária e Terciária.

Os docentes dos cursos serão os servidores da Secretaria Municipal de Saúde: Priscila Alexandra Colmiran, Eliane dos Santos Lemes, Clariana Fernandes Muniz Rocha, Adriana Yuki Izumi, Jucelei Pascoal Boaretto, Lilian Mara Consolin Poli de Castro, Vânia Cristina da Silva Alcantara, Vanessa de Oliveira e Rafaela Weidmann.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde, Jucelei Boaretto, no 3372-9825.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos