Novo Plano para Infância e Adolescência é apresentado ao CMDCA
Nova metodologia da Fundação Abrinq, para melhorar a aferição da real situação dos menores de Londrina, está em avaliação pelo Conselho da Criança e do Adolescente

Na manhã desta segunda-feira, os integrantes da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) apresentaram aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) o Plano Municipal para Infância e Adolescência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O documento foi elaborado em oficinas de Planejamento Estratégico com o Método ZOPP, ministradas pela secretária municipal de Recursos Humanos e administradora, mestre em Economia e especialista em Gestão de Pessoas, pela Universidade de Brasília (UNB), Adriana Martello Valero. A metodologia escolhida foi a mesma utilizada pela Fundação Abrinq no Programa Prefeito Amigo da Criança, que oferece ferramentas para a elaboração de um diagnóstico completo do cenário da infância e adolescência no município, assim como orienta os trabalhos para o aprimoramento de rede de proteção integral e da apuração orçamentária.
O Plano Municipal para Infância e Adolescência aborda orientações para várias áreas, como a do atendimento de crianças e adolescentes com necessidades especiais; diminuição do índice de evasão escolar; maior acesso aos espaços de cultura, esporte e lazer; redução da mortalidade infantil, da obesidade e uso abusivo de álcool e drogas entre as crianças e os adolescentes; assim como da violência aos menores e de menores infratores; aumento do atendimento especializado para os que vivem em situação de rua e dar um atendimento de qualidade àqueles que estão fora do convívio familiar e em serviços de acolhimento.
Para a coordenadora de informações do Programa Prefeito Amigo da Criança, Renata Duarte, o encontro foi satisfatório e poderá resultar em aperfeiçoamentos. “Recebemos apontamentos sobre alguns ajustes necessários, vamos trabalhar neles e apresentá-los na próxima reunião de quinta-feira, às 9 horas, na sede do CMDCA. Foi muito bacana, porque houve muito entendimento entre as partes e agora seguiremos o fluxo de trabalho comum, com o Conselho Municipal deliberando e buscando avançar nas políticas públicas para as crianças e adolescentes”.
A apresentação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Av. Bandeirantes, 379.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de informações do Programa Prefeito Amigo da Criança, Renata Duarte, pelo 3375-0220.