Cidade
Prefeito Barbosa Neto abre as Olimpíadas Escolares 2009
Mais de quatro mil pessoas participaram hoje da abertura oficial das Olimpíadas, no Moringão; prefeito entregou para o estudante londrinense diploma do COI/COB, pelo 2º lugar no Concurso Esporte e Literatura

O prefeito entregou para o estudante londrinense Dalmo Guilherme Correia, da 7ª série da Escola Municipal Professora Aracy Soares dos Santos, o diploma do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo segundo lugar no Concurso Esporte e Literatura 2009.
“O atletismo reúne três fatores que são condições para vencer na vida: respeito, amizade e excelência”, disse o prefeito, que leu o texto do estudante Dalmo. “O ideal dos Jogos Olímpico deve ser levado pela nossa vida”, completou o prefeito.
Entre as autoridades, estiveram presentes, a Coordenadora Geral de Projetos e Ações Especiais, representando o Ministério dos Esportes, Daniele Gruneich; a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-verde, representando o governador do Estado, Roberto Requião; o diretor Geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner; o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha.
Na abertura, as 26 delegações participantes representando cada estado brasileiro desfilou na quadra do ginásio. O juramento foi feito pelo atleta da modalidade de basquetebol masculino da delegação de Londrina, Guilherme Zanluchi da Silva, do colégio Portinari. Silva é campeões paranaenses infanto-juvenis 2008 e pentacampeão dos Jogos da Juventude do Paraná.
Outro destaque da abertura foi à presença dos atores da rede Globo de Televisão Daniel Dalcin e Bianca Bin, que atuam na série Malhação. “Corpo ativo e mente sã. Viva as Olimpíadas Escolares”, bradou Daniel Dalcin.
Para finalizar o revezamento da Tocha Olímpica feito por 11 atletas: Elder Correia Alves, da seleção brasileira de atletismo; Sebastian Cuatrin, da canoagem; Jayne Borin, do futsal; Hugo Hoyama, do tênis de mesa, recordista brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Pan Americanos; Maurício Knap, do ciclismo; Leonardo Bortolini, do Handebol; Daniele Hypolito, ginasta; Marinho, zagueiro, campeão mundial pelo Flamengo; Dayane Camilo, da ginástica rítmica; Gustavo Borges, natação e ganhador de quatro medalhas olímpicas e Natália Falavigna, do Taekwondo. Ela foi a responsável em percorrer o ginásio com a tocha e acender a pira olímpica.
Para finalizar uma homenagem a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016, apresentações de Taikô e das equipes de Ginástica Artística da Associação Londrinense de Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica da Unopar.
(Londrina, 5 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs