Cidade

Prefeito Barbosa Neto abre as Olimpíadas Escolares 2009

Mais de quatro mil pessoas participaram hoje da abertura oficial das Olimpíadas, no Moringão; prefeito entregou para o estudante londrinense diploma do COI/COB, pelo 2º lugar no Concurso Esporte e Literatura


1e6f59dd597cc4e29b99fefe17fa1efa“Que o espírito olímpico possa ganhar os corações dos londrinenses”. A frase é do prefeito Barbosa Neto, que abriu hoje (dia 5), oficialmente as Olimpíadas Escolares Brasileiras 2009, no Ginásio de Esportes Moringão. Mais de quatro mil pessoas participaram da bonita festa de abertura dos jogos. A competição segue até o dia 15 de novembro.
O prefeito entregou para o estudante londrinense Dalmo Guilherme Correia, da 7ª série da Escola Municipal Professora Aracy Soares dos Santos, o diploma do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pelo segundo lugar no Concurso Esporte e Literatura 2009.
“O atletismo reúne três fatores que são condições para vencer na vida: respeito, amizade e excelência”, disse o prefeito, que leu o texto do estudante Dalmo. “O ideal dos Jogos Olímpico deve ser levado pela nossa vida”, completou o prefeito.
Entre as autoridades, estiveram presentes, a Coordenadora Geral de Projetos e Ações Especiais, representando o Ministério dos Esportes, Daniele Gruneich; a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-verde, representando o governador do Estado, Roberto Requião; o diretor Geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner; o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha.
Na abertura, as 26 delegações participantes representando cada estado brasileiro desfilou na quadra do ginásio. O juramento foi feito pelo atleta da modalidade de basquetebol masculino da delegação de Londrina, Guilherme Zanluchi da Silva, do colégio Portinari. Silva é campeões paranaenses infanto-juvenis 2008 e pentacampeão dos Jogos da Juventude do Paraná.
Outro destaque da abertura foi à presença dos atores da rede Globo de Televisão Daniel Dalcin e Bianca Bin, que atuam na série Malhação. “Corpo ativo e mente sã. Viva as Olimpíadas Escolares”, bradou Daniel Dalcin.
Para finalizar o revezamento da Tocha Olímpica feito por 11 atletas: Elder Correia Alves, da seleção brasileira de atletismo; Sebastian Cuatrin, da canoagem; Jayne Borin, do futsal; Hugo Hoyama, do tênis de mesa, recordista brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Pan Americanos; Maurício Knap, do ciclismo; Leonardo Bortolini, do Handebol; Daniele Hypolito, ginasta; Marinho, zagueiro, campeão mundial pelo Flamengo; Dayane Camilo, da ginástica rítmica; Gustavo Borges, natação e ganhador de quatro medalhas olímpicas e Natália Falavigna, do Taekwondo. Ela foi a responsável em percorrer o ginásio com a tocha e acender a pira olímpica.
Para finalizar uma homenagem a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas 2016, apresentações de Taikô e das equipes de Ginástica Artística da Associação Londrinense de Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica da Unopar.
(Londrina, 5 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos