Cidade

Maratona Verde começa nesta sexta-feira

O projeto tem como objetivo plantar entre 20 e 40 mil árvores em áreas carentes de arborização, além de promover três eventos no Aterro do Lago Igapó

A primeira Maratona Verde de Londrina terá início nesta sexta-feira (1). O projeto, que prevê plantar árvores em áreas carentes de arborização, as quais serão tratadas e monitoradas durante três anos, é uma iniciativa do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

A partir do começo de novembro, interessados em participar do programa podem se inscrever pelo site da Maratona Verde. O custo é de R$ 65,00. Pelo valor os participantes terão direito a frequentar os três dias de evento, marcados para 20, 21 e 22 de dezembro, no Aterro do Lago Igapó, além de receber uma árvore, plantada em algum ponto estratégico da cidade, em seus respectivos nomes. A meta é que se consigam entre 20 a 40 mil inscritos até o dia 15 de dezembro – data de encerramento de cadastros.

Cada plantação arbórea acompanhará um QR Code, o qual irá permitir ao participante observar o crescimento de sua semente via satélite, por meio de um celular. Estes códigos serão entregues no primeiro dia de evento (21), juntos a medalhas de participação, bonés e camisetas do projeto.

Já para o dia 21 está sendo montada uma “gincana sustentável”, a qual terá como finalidade agraciar os maratonistas mais efetivos com premiações em dinheiro. Serão selecionados, ao todo, os 30 indivíduos com os melhores resultados durante o projeto, seja adquirindo árvores, indicando amigos para a campanha ou obtendo bons rendimentos nas atividades da gincana, para repartirem 30% do valor total arrecadado.

Por fim, no dia 22, haverá uma confraternização que abarcará apresentações de líderes religiosos e cantores gospel. Até o momento estão confirmados os músicos Wagner Silva, que atualmente vive na Bélgica, e Wesley Lima. Nesta oportunidade, o evento terá início às 14h com previsão de encerramento às 19h.

O dono do Santo Jornal e idealizador do projeto, Rafael Kozan, conta sobre as expectativas para o início da Maratona. “Estou bem empolgado. Mesmo antes de soltar o trabalho as já pessoas estão tendo uma aceitação muito grande em virtude do estilo do projeto. Quero atender as expectativas e atingir a meta para poder anunciar que nós conseguimos fechar com chave de ouro o evento”, disse.

Plantios – Todas as árvores plantadas pela Maratona Verde serão destinadas a locais com baixos níveis de arborização. No perímetro urbano a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está mapeando zonas que correspondem às exigências. Já para a região rural, empresas que possuem propriedades com carência de áreas verdes podem acessar o site da maratona e solicitar o plantio.

A Maratona Verde é uma realização do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e conta com apoio do viveiro Flora Londrina; da empresa de monitoramento Flora ID; e da TV Tarobá.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o dono do Santo Jornal e idealizador do projeto, Rafael Kozan, através do telefone (43) 9 9837-5533.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos