Cidadão

Coletivo Quizomba promove quarta edição de projeto itinerante no ano

O evento ocorre neste domingo (3) e conta com um dia repleto de atividades para todas as faixas etárias

O Coletivo Quizomba irá realizar, neste domingo (3), das 15h às 21h30, mais uma edição do seu projeto itinerante. O evento, denominado “Quizomba de Aniversário – Zerão na Graça de Oxum”, é gratuito e acontecerá na Área de Lazer Luigi Borghesi (Zerão). O festival conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PROMIC).

Além de abrange pessoas de todas as faixas etárias, o projeto irá proporcionar atividades durante o dia inteiro. Às 15h, o palhaço Geléia apresentará o Quizomberê, com brincadeiras recreativas voltadas para o público infantil. A partir das 16h30, uma discotecagem com o DJ Gustavo Veiga anima o espetáculo. Já às 18h, haverá o show da Banda Pisada da Jurema. Por fim, às 20h, a Mãe Beth de Oxum e Ialodê, acompanhadas por Matê Magnabosco, Andaraí, Laís Filho e Camila Rios apresentam o show de Coco de Umbigada. Não é necessário efetuar inscrição para participar.

Esta será a quarta edição do evento no ano, que, anteriormente, já havia ocorrido em três locais distintos: na zona norte de Londrina, na Praça Ângelo Kretã, no dia 5 de maio; na zona sul, na Praça da Mata, no dia 14 de julho; e na zona oeste, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 15 de setembro. Cada festival teve um nome diferente e, no total, estima-se que cerca de 3.500 pessoas compareceram aos três espetáculos juntos.

“O Quizomba, neste ano, teve a oportunidade de fazer um tour pela cidade. Promovemos um encontro do nosso já tradicional público com outros espaços de Londrina. A ideia para 2020 é estabelecer uma base na zona sul. Trabalhar todas as edições, gratuitamente no local, e fazer um trabalho de formação de produtores culturais, a fim de que eles possam começar a ter mais autonomia em suas obras”, contou a produtora do evento e integrante do Coletivo Quizomba, Luiza Braga.

Nesta oportunidade, o festival irá comemorar 14 anos do Coletivo Quizomba, fundado em 2005. Para celebrar, novas atividades formativas e reflexivas estão sendo preparadas para este mês. Ainda não há locais e horários definidos, porém os eventos acontecerão nos dias 6, 13 e 20 de novembro. O Coletivo é um grupo criado a partir de um projeto de extensão da UEL e conta, atualmente, com seis integrantes fixos e três estagiários. Já o Projeto Quizomba Itinerante tem apoio da Casa de Cultura da UEL, da Rádio UEL, do Projeto Encantação, do Estúdio Áudio 13, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), do SINDIPROL/ADUEL e do PROGRAD/PROPE.

Mãe Beth de Oxum – Desde quinta-feira (31), aulas e oficinas estão sendo apresentadas ao público com intuito de instruí-lo sobre a história do Coco de Umbigada, em culminância com o encontro de domingo (3). Até o momento já foi realizada uma palestra com o tema “Racismo Religioso”, na Concha Acústica. na sexta-feira (1) e sábado (2), ocorrerão duas atividades na FUNCART (Rua Senador Souza Naves, 2.380), com início às 19h30 e 14h30, respectivamente. As inscrições, para estes eventos, podem ser realizadas clicando aqui.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a produtora do projeto itinerante, Luiza Braga. telefone para contato, no N.Com, pelo 3372-4188.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos