Cidadão

CAAPSML faz Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata

Ação faz parte do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado a ações relacionadas à saúde do homem

A Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML) está promovendo, até o dia 30 de novembro, a Campanha de Prevenção do Câncer de Próstata, onde todos os usuários do Plano de Assistência à Saúde, com idade igual ou superior a 50 anos, poderão fazer o exame preventivo de PSA, gratuitamente, em todos os laboratórios credenciados.

As guias poderão ser emitidas diretamente nos laboratórios e não é necessário apresentar pedido médico. O PSA é voltado a detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

De acordo com o superintendente da CAAPSML, Marco Antonio Baccarin, esta ação faz parte do Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações relacionadas à saúde do homem. “É muito importante que o público masculino, nesta faixa etária, faça este exame, que pode detectar qualquer alteração, podendo prevenir o câncer de próstata. Ano passado, mais de 1.000 homens do Plano de Saúde fizeram o exame, durante esta ação. Este ano, esperamos dobrar este número”, afirmou.

Como é feito o PSA – O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, é uma enzima produzida pelas células da próstata cuja concentração pode indicar alterações na próstata. Para fazer o exame, é colhida uma amostra de sangue e enviada ao laboratório para análise. No geral, os médicos pedem a medição do PSA total, mas também é possível que requisitem a quantidade de PSA livre, se houver alterações nos resultados.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da CAAPSML, Marco Antonio Baccarin, no 3376-2511.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos