Escola Municipal de Dança faz apresentação na região norte
Espetáculo marca o começo das apresentações do encerramento do ano letivo. Na próxima semana, será a vez do Teatro Zaqueu
Texto assessoria Funcart
A Escola Municipal de Dança inicia, neste sábado, dia 28, às 20 horas, no Centro Cultural Lupércio Luppi, uma série de apresentações do espetáculo de encerramento do ano letivo. Na próxima semana, as apresentações prosseguem, no período de 02 a 06 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Zaqueu de Melo.
Serão executados trechos dos ballets clássicos de repertório “Coppélia” e “O Quebra-Nozes”, com alunos dos últimos estágios da Escola (tanto da sede, quanto da região norte) e fragmentos de montagem contemporânea do Ballezinho de Londrina e Grupo Teia, ambos formados por alunos da Escola Municipal de Dança.
“Coppélia é baseado na história de E.T.A Hoffman, com música de Léo Delibes e coreografia original de Arthur Saint-Lion. O ballet estreou em 25 de Maio de 1870, na Ópera de Paris. Este é , provavelmente, o ballet cômico mais conhecido e certamente o mais apresentado . Desde sua estréia já foi montado e apresentado infinitas vezes, por companhias de Dança e Escolas do mundo todo. Na apresentação da Escola de Dança de Londrina, a adaptação coreográfica é de Marciano Boletti.
O Quebra-Nozes é um dos maiores e famosos balés da história da dança. Com coreografia original de Lev Ivanov, baseado na história de E.T.A. Hoffman, e música de Tchaikovsky , “O Quebra Nozes” estreou em 1892, em São Petersburgo, na Rússia. A obra conta a história da menina Clara e do boneco Quebra-Nozes que, num ambiente de sonho, viajam por lugares mágicos, como o Reino das Neves e o Reino do Açúcar, onde, sob o comando da Fada Açucarada, são recebidos com festa e dança pelos habitantes.O trecho do espetáculo que será apresentado pela Escola de Dança de Londrina tem adaptação coreográfica de Alessandro Micale.
Na parte contemporânea do espetáculo serão apresentados fragmentos da coreografia “Circular”, que é o terceiro trabalho do grupo Teia em parceria com o Ballezinho de Londrina, ambos dirigidos e coreografados por Wagner Rosa. A obra é desenvolvida a partir de movimentos de desarticulação corporal. A linguagem utilizada neste espetáculo é fruto de um longo e intenso trabalho, uma busca contínua em associar a dança clássica a novas possibilidades de arte em movimento e suas interconexões com o espaço e o som.
Serviço:
Espetáculo da Escola Municipal de Dança
Data: 28/11 –
Local: Centro Cultural Lupércio Luppi ( Av. Saul Elkind 790)
Data: de 02 a 06 de dezembro
Local: Teatro Zaqueu de Melo
Horário: 20:00
Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50
Patrocínio:
Prefeitura de Londrina/Secretaria da Cultura / Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- SETI – FUNDO PARANÁ
Realização: Fundação Cultura Artística de Londrina
Parceiros: College Language Center, Shop Ballet, Rádio UEL FM 107,9 Mhz, www.conexadana.art.br
(Londrina, 27 de novembro de 2009)