Espetáculo SaiaS continua em dezembro
A peça é apresentada pelo ator, Rafael Avanci, e possui foco na questão LGBTI+

Nesta quinta-feira (5) e no próximo domingo (8), vai ocorrer,mais duas apresentações do espetáculo solo “SaiaS”. Na primeira ocasião a peça será apresentada na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, a partir das 20h. Já no dia 8, será na Vila Triolé Cultural, no mesmo horário. Exibida pelo ator, Rafael Avanci, a obra conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Abordando relações familiares e de trabalho, com foco na questão LGBTI+, o espetáculo possui uma duração total de 55 minutos e é subdividido em quatro linhas de pesquisa: dramaturgia da lembrança; manipulação de objetos; cultura popular; e iluminação alternativa. “O espetáculo tenta fazer com que a gente se veja nas memórias dos outros. É um lugar em que as pessoas se encontram. Onde as memórias ficam parecidas. Há uma identificação”, contou Avanci.
Para assistir à peça é necessário, apenas, chegar alguns minutos antes do início da apresentação. O evento é gratuito e não requer inscrição prévia. Até o momento a obra já havia sido realizada em outras seis oportunidades desde o dia 1 de novembro. De acordo com o idealizador da peça, o intuito é continuar com a propagação da obra. “Estamos fazendo fotos, vídeos e teasers. Terminando a circulação, a ideia é prosseguir com o espetáculo. Tentar levar o trabalho para outros lugares”, disse o ator.
Ficha Técnica – Ator: Rafael Avancini (Cia. Teatro de Garagem, Cia. Translúcidas, Tricantumconto e Cia. Delas). Dramaturgia: Rafael Avancini, a partir de textos surgidos em improvisos com processos de dramaturgia da lembrança, colagens com trechos de autores como Guimarães Rosa, João Doederlein, e do próprio ator, além de fragmentos das canções: “Quebradeira de Coco” (Roque Ferreira); “Sereia” (Rubinho do Vale); e “Rio com Rio”, de Luan Valero – Cia. Boi Voador (relida em nosso espetáculo). Música para ambientação e entrada do público: Oriki de Oxum, Projeto Axial. Criação: Rafael Avancini. Olhares e orientações: Rogério Francisco Costa (Orientação em Iluminação Alternativa), Gustavo Bertin (Orientação em Manipulação de Objetos), Luan Valero (Orientação em Dramaturgia e Cultura Popular); Aguinaldo Moreira de Souza e Ana Karina Barbieri (Processos de improvisação com a Dramaturgia da Lembrança). Cenário: Rogério Francisco Costa, Rafael Avancini e Daniele Stegmann. Concepção de Cenário: Rogério Francisco Costa. Figurino: Rafael Avancini (com contribuições de Rogério Francisco Costa e Josyane Barandão e Herbert Proença). Operadora de Luz: Daniele Stegmann. Artista Gráfica: Daniele Stegmann. Maquiagem e operação de áudio: Melissa Campus. Preparação Física: Melissa Campus. Registro Audiovisual: Fagner Bruno de Souza e Lucas Godoy.
Outras informações podem ser obtidas com o idealizador do espetáculo, Rafael Avanci, através do número (43) 9 8426-2363.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com