Cidade
Academia ao ar livre será inaugurada quinta-feira
Os aparelhos instalados são de aço carbono, mais resistente às variações climáticas, os quais visam o fortalecimento muscular e flexibilidade dos idosos
Toda a população está convidada a prestigiar a inauguração da primeira academia ao ar livre de Londrina que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 10, às 9h30, no Lago Igapó II, localizado na rua Bento Munhoz da Rocha com a avenida Higienópolis.
As academias estão sendo patrocinadas por empresas que adotaram praças da cidade. No projeto inicial o patrocinador é a Unimed, a qual está investindo cerca de R$ 15 mil em cada praça, sendo que estão previstas a instalação dos equipamentos de ginástica em mais duas praças da cidade. Uma delas será na Avelino Vieira, localizada no jardim Alvorada e a outra no distrito de Guaravera. De acordo com a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos, o objetivo é equipar as praças de todas as regiões da cidade.
Os 10 dez aparelhos instalados são de aço carbono que é mais resistente às variações climáticas. Entre eles estão alongadores, simuladores de caminhada e de cavalgada, esqui, multi-exercitador, aparelho de remada sentada, de pressão de pernas, de rotação dupla diagonal e vertical e surf, os quais visam o fortalecimento muscular e flexibilidade. Além da instalação dos equipamentos de ginástica, as praças serão revitalizadas por equipes da prefeitura.
Os idosos que participarem dos exercícios serão acompanhados por profissionais da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). As atividades com monitores estão programadas para as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 10h30 e das 16h30 às 18h30.
Liz Clara declarou que o objetivo das academias é promover a socialização dos idosos e contribuir na melhoria da saúde dessas pessoas, trazendo os benefícios da atividade física aos idosos, ajudando-os a ter um envelhecimento mais ativo. “Esperamos que isso reflita na qualidade de vida dos participantes”, acrescentou.
Durante o evento de inauguração estarão presentes autoridades locais, além do embaixador da Inglaterra, Alan Charlton, e do cônsul britânico, Martin Raven. Após a cerimônia de inauguração, os idosos poderão participar de uma demonstração dos equipamentos.
A segunda fase do projeto terá início em janeiro de 2010, na qual será feito um novo chamamento às empresas que quiserem adotar uma academia.
O projeto faz parte da comemoração dos 75 anos de Londrina e envolveu a participação das Secretarias de Idoso, Saúde, Obras, Ambiente, Agricultura, FEL, CMTU e Ippul.
(Londrina, 8 de dezembro de 2009)




