Cidade
Londrina recebe prêmio internacional pela educação municipal
Prefeito Barbosa Neto e secretária de Educação, Vera Hilst, receberam em Curitiba, o “Prêmio Integración Latinoamericano 2009” em virtude de melhorias na educação
A Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis) concedeu a Londrina o Prêmio Integración Latinoamericano 2009, em reconhecimento aos trabalhos, projetos e programas desenvolvidos pelo município em prol da educação da cidade e do estado do Paraná.A secretária Vera Hilst explicou que a análise da Cipis foi feita com base na repercussão dos trabalhos realizados pela Secretaria de Educação nos veículos de comunicação e no Ministério da Educação (MEC). Entre os avanços conseguidos, ela citou programas voltados à educação de portadores de necessidades especiais, o projeto Conhecer Londrina, que apresenta às crianças os principais pontos turísticos da cidade e também propicia o aprendizado da língua inglesa para estudantes do 4º ano do ensino fundamental, além da implementação do ensino de período integral.
“Podemos mencionar ainda a nossa filosofia de capacitação e valorização do trabalho dos professores e a nova proposta pedagógica, embasada em três elementos: a sustentabilidade, o empreendedorismo e a ciência e tecnologia, todos voltados a instigar as crianças a desenvolverem um pensamento investigativo. Portanto, esse prêmio é fruto do trabalho coletivo de todos os membros da educação municipal”, completou a secretária.
Apesar do prêmio não resultar nenhum subsídio ao setor de educação, Vera Hilst destaca a importância simbólica dessa conquista: “uma premiação desse porte é muito importante para nossa visibilidade e credibilidade, fazendo com que possamos desenvolver cada vez mais um trabalho de qualidade”, concluiu.
O Prêmio Integración Latinoamericano 2009 foi recebido no último dia 3, em Curitiba, em solenidade, pelo prefeito de Londrina, Barbosa Neto, e pela secretária municipal de Educação, Vera Hilst.
A premiação é promovida anualmente pela Cipis, que existe a 33 anos e busca integração da América Latina em um plano de desenvolvimento e paz, com base nos ideais de Simon Bolívar, San Martin, O’Higgins, Artigas Rondon, entre outros e é entregue a instituições públicas ou privadas e a líderes latinoamericanos que atuam e se destacam em diversas áreas de atividades.
(Londrina, 8 de dezembro de 2009)




