Destaques

Serviço de iluminação mantido pela Prefeitura é bem avaliado em pesquisa

Trabalho, realizado por meio da Sercomtel Iluminação, tem reconhecimento da comunidade

A boa iluminação pública realizada pela Prefeitura de Londrina e Sercomtel Iluminação chama a atenção dos londrinenses e virou destaque na cidade. Pelos números do mais recente “Manual de Indicadores de Desenvolvimento”, publicado ontem, quinta-feira, pelo Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina (Fórum Desenvolve Londrina), ligado à sociedade civil organizada, o segmento “Iluminação” classificou-se em segundo lugar na preferência da cidade (junto com “Áreas Verdes”), com 25,7% dentre os pesquisados pela publicação. Ficou atrás apenas da “Coleta de Lixo” (32,3%). É o melhor resultado obtido pelo segmento em oito anos de estudo. No ano passado, por exemplo, a iluminação havia ficado em oitavo lugar.

A Litz Estratégia e Marketing, de Londrina, que fez a sondagem, ouviu 619 pessoas, totalizando 4% de margem de erro e 95% de nível de confiança. Levou-se em conta a população estimada pelo IBGE em 569.733 habitantes.

A pesquisa da Edição 2019, realizada em setembro e outubro passados, revelou uma série de mais de 60 indicadores, inclusive as maiores preocupações dos londrinenses. No caso da iluminação, ela ficou no distante 13º lugar –, o que significa que hoje este serviço está longe de ser um problema para a cidade.

A diretoria da Sercomtel Iluminação comemorou os resultados. Segundo o presidente da empresa, Luciano Kühl, o reconhecimento da comunidade londrinense fortalece ainda mais o vínculo com a prefeitura e com o prefeito Marcelo Belinati, mas, ao mesmo tempo, significa que as responsabilidades serão ainda maiores daqui para frente, no que diz respeito à qualidade dos seus serviços: “Vamos manter esta linha, sempre pautada pelo profissionalismo e pela dedicação. Nossos colaboradores são honrados e trabalham com muita vontade e orgulho, eles sabem que estão fazendo a coisa certa”, frisou.

Cidade iluminada – Kühl lembra ainda que o excelente resultado obtido no imaginário do londrinense é fruto direto do programa municipal “Cidade Iluminada”, que está sendo executado pela prefeitura desde março, através da Sercomtel Iluminação, e que já possibilitou a substituição de 9.302 lâmpadas antigas pelas modernas luminárias LED.

As principais vias coletoras e arteriais, além de praças, e as áreas do chamado “cinturão de segurança” (entorno de escolas e Unidades Básicas de Saúde) estão ganhando as novas luminárias, e até bairros inteiros já receberam a modernização LED, que é mais eficiente e econômica em se tratando de iluminação pública.

E para jogar mais luz nas suas atividades e mostrar as razões que levaram a empresa a ter destaque na pesquisa do Fórum Desenvolve Londrina, a Sercomtel Iluminação, que neste ano completou cinco anos de existência, vai realizar uma prestação de contas à comunidade, em ação que deverá acontecer já no próximo dia 12, às 9 horas, na Câmara Municipal.

A pesquisa – Os números apresentados pelo Fórum Desenvolve Londrina fazem parte de um conjunto de indicadores que procura mostrar a real situação econômica e social do município, constituindo em um referencial que fornece elementos sobre os quais pode-se discutir, estabelecer parcerias, elaborar projetos e propor ações concretas.

Alguns dos objetivos do manual são fomentar as ações comunitárias e também facilitar o direcionamento de atitudes para implantação de projetos. A amostra faz uma série de estratificação, incluindo gênero, faixa de idade, região de residência e outros quesitos.

Trabalho permanente – Criado em 2005, o Fórum Permanente de Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável de Londrina é o resultado da união de entidades e cidadãos. Conforme a introdução do manual, o objetivo do fórum e seus participantes é examinar soluções comunitárias, refletindo a crença compartilhada na importância da participação da população.

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos