Cidade
Barbosa decreta luto oficial pelo falecimento de Norio Haritami
O prefeito Barbosa Neto decretou hoje (dia 12), pela manhã, luto oficial de três dias no município de Londrina, devido ao falecimento do mestre de karatê Norio Haritami, 64 anos, ocorrido ontem em Brasília, vítima de infarto
Haritami nasceu no Japão e viveu muitos anos em Londrina onde fundou a Associação Londrinense de Nihon Karate Kyokai. Ele foi introdutor do karatê no Paraná. No ano passado, recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina da Câmara de Vereadores. Há cinco anos, vivia em Brasília, onde havia se tornado monge no Centro Budista de Brasília.
O prefeito Barbosa Neto se solidarizou com a família da Haritami e disse que foi um símbolo para milhares de pessoas que passaram pela academia de karatê. “Ele foi um verdadeiro mestre porque não ensinava somente o esporte, mas valores para a vida. Ele forjava o caráter das pessoas”, afirmou o prefeito. Barbosa destacou também o fato de Norio Hartami levar sempre o nome de Londrina por onde passou.
O mestre era viúvo, pai de dois filhos, Magno Takeshi Haritani e Alex Ossamu Haritani. O corpo de Norio Haritani está vindo de Brasília para ser sepultado em Londrina. O velório acontece amanhã, a partir das 18h, na sede da Associação Londrinense de Nihon Karate Kyokai (rua Mar de Plata, 85 – Vila Brasil). O sepultamento está marcado para segunda-feira no cemitério João XXIII.
(Londrina, 12 de dezembro de 2009)