Cidadão

Primeira fase de capacitação para novos membros do Conselho Tutelar termina nesta sexta-feira

O curso teve início no dia 8 de novembro, com o objetivo de contribuir para a atuação dos profissionais que irão assumir no dia 10 de janeiro

A cerimônia de encerramento da primeira fase de capacitação dos novos membros do Conselho Tutelar de Londrina, ocorrerá nesta sexta-feira (13), das 8h às 9h, no gabinete do prefeito, na Avenida Duque de Caxias, 635. No evento, que vai contar com a presença do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, serão entregues as declarações aos participantes.

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com o Poder Executivo Municipal e com o Ministério Público, a primeira fase de capacitação teve início no dia 8 de novembro e, até sexta-feira (13), contará com um total de 70 horas completas. Participaram do curso os novos membros do Conselho Tutelar de Londrina, que tomarão posse no dia 10 de janeiro e permanecerão em exercício até 2024. As atividades, por sua vez, basearam-se em círculos restaurativos, ministrados pela juíza da Vara da Infância e Juventude de Londrina, Cláudia Catafesta, e pela psicóloga do Tribunal de Justiça, Aline Fioravante. O objetivo dos encontros foi transmitir uma formação que abordasse a natureza do Conselho Tutelar, por meio de temas como: Sistema de Garantia de Direitos; deveres e atribuições do Conselho Tutelar; medidas de proteção à criança e ao adolescente; trabalho em rede; entre outros.

Para selecionar os temas do curso, o CMDCA  teve o apoio das duas Varas da Infância e Adolescência de Londrina, da Defensoria Pública e do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA). A ideia do órgão é garantir um sistema permanente de educação aos membros do Conselho Tutelar. Uma segunda fase de capacitação está marcada para março de 2020. Outros encontros, teóricos e práticos, também estão sendo programados e acontecerão, mensalmente, no próximo ano.

Mesmo não sendo obrigatória, a primeira fase de capacitação contou com a participação de todos os 25 novos membros do Conselho Tutelar. Além deles, 10 suplentes também frequentaram o curso. As atividades atendem ao estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e às resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). “A capacitação é fundamental para que os membros do Conselho Tutelar possam conhecer tanto o ponto de vista teórico quanto a realidade da infância e adolescência daqui do município, que é onde eles vão atuar. Diante disto, o CMDCA primou para que fossem trabalhadas as habilidades e as atitudes essenciais, no exercício das suas atribuições”, explicou a secretária executiva do CMDCA, Edsonia Marcelino.

No evento de sexta-feira (13) estarão presentes, além do prefeito, representantes do CMDCA, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Ministério Público, da Polícia Civil, da Defensoria Pública e das Varas da Infância e Juventude de Londrina.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária executiva do CMDCA, Edsonia Marcelino, através do número (43) 3378-0028.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos