Cidade

Prefeito assina ordem de serviço para reforma externa do Mercado Shangri-lá

Obra foi contratada pela COHAB-LD e inclui a substituição das calçadas, pintura externa e adequações; serão investidos cerca de R$ 136 mil

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati assinou a ordem de serviço para as obras de revitalização da parte externa do Mercado Municipal Shangri-lá, na região oeste. A área de entorno do imóvel passará por uma ampla reforma que inclui a troca completa da calçada, com execução de novo piso em paver, pintura, reparos e adequações gerais, sinalização, além de acessibilidade para pessoas com deficiência. O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), Luiz Cândido de Oliveira, também esteve na cerimônia, que ocorreu na Rua Visconde de Mauá, 168.

Ao todo, a Prefeitura investirá R$ 136.591,23 para promover os serviços, que serão realizados pela empresa Loteadora Mercosul LTDA, contratada por meio de processo licitatório (Licitação 01/2019). Os recursos aplicados são próprios da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-LD), que é proprietária do terreno do mercado municipal e ficará responsável pela fiscalização dos trabalhos.

Foto: Vivian Honorato

O prefeito de Londrina frisou que o Mercadão Shangri-lá, como é conhecido, é peça importante da história de Londrina. “Trata-se de um dos patrimônios históricos da nossa cidade, um local muito frequentado por milhares de londrinenses, e que nós vamos autorizar o início das obras de revitalização. Nessa primeira etapa, haverá reconstrução das calçadas, dos jardins, iluminação. E na sequência virá a questão estrutural, do próprio telhado, fiação elétrica, que ali demanda muito cuidado, e que há anos não eram recompostos e reestruturados”, afirmou.

A partir da assinatura da ordem de serviço, o prazo para a execução da obra será de um mês. A previsão é que as atividades comecem já na segunda-feira (20), caso não haja chuvas.

Foto: Vivian Honorato

De acordo com o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira, todo o contorno externo do Mercado Shangri-lá será revitalizado para trazer mais segurança, conforto e acesso fácil a quem frequenta ou passa pelo local. “É um espaço público muito visitado diariamente e também um ponto de encontro de famílias aos finais de semana. Muitos idosos passam por ali e as condições atuais oferecem riscos de queda, gerando insegurança. O espaço também terá nova sinalização de trânsito, iluminação moderna com sistema LED, canteiros de árvores, entre outras melhorias. É uma maneira de a COHAB-LD prezar pela preservação deste lugar e retribuir à população com serviços de qualidade”, destacou.

Um dos comerciantes mais antigos do Mercado Shangri-lá, Antonio Fumio Furuta, acompanhou a solenidade com bastante expectativa, enquanto representante dos demais lojistas. “Essa era realmente uma reivindicação muito antiga, e graças ao Marcelo, que teve essa iniciativa, vai ser um novo marco para nós. As pessoas saem de Londrina e, quando voltam, sempre dão uma passada aqui. E essa reforma vai mudar completamente a imagem do Mercado, as pessoas quando voltarem vão ficar impressionadas”, antecipou.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, compareceram os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, João Martins, Amauri Cardoso, Eduardo Tominaga e Roque Neto.

Foto: Vivian Honorato

Serviços – O objetivo da obra é recuperar a parte externa do mercado, que atualmente possui calçadas em condições precárias e estrutura muito danificada, com irregularidades em piso, buracos, desníveis, pedras soltas, degraus, entre outros problemas que oferecem dificuldades e risco aos pedestres. Dessa forma, a população passará a contar com um espaço em melhor estado de conservação para fazer seus passeios, compras e ter momentos agradáveis de descanso.

A calçada de concreto existente hoje no local será demolida, com a remoção total do pavimento. Em seu lugar, será instalada nova calçada em paver, totalizando área de cerca de 1.400 metros quadrados, com faixa tátil e toda a sinalização necessária. Haverá a recomposição de meio-fio, execução de rampas para cadeirantes, que antes não existiam, e novos paraciclos também serão instalados.

As paredes e esquadrias externas da fachada do mercado receberão pintura nova, incluindo portas metálicas, grades, janelas e outros pontos. Para isso, também deverão ser feitos trabalhos para remoção de partes soltas e pontos de ferrugem, bem como a recomposição de reboco, entre outras adequações. Ainda está prevista a construção de travessias elevadas nas entradas das ruas Pandiá Calógeras e Visconde de Mauá.

A Sercomtel Iluminação fará a instalação de novos postes de luz no entorno do mercado, e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) irá desenvolver toda a sinalização necessária a partir das adequações feitas.

Texto: Renan Oliveira e Juliana Gonçalves

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos