Comunidade do Jamile Dequech terá UBS reformada
Ação faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública Municipal, iniciado em 2017

A Prefeitura de Londrina dará início a mais uma reforma de Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa vez, será a João Turetta, localizada no Jamile Dequech, região sul. Construída em 2012, a unidade atende cerca de 4 mil pessoas por mês. A ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos foi assinada na manhã desta terça-feira (21), pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, em solenidade realizada na sede da unidade, que fica na Rua Dr. Gilney Carneiro Leal, 230.

A UBS tem 300 metros quadrados de área construída e no local serão feitas várias melhorias, como a readequação do consultório já existente; melhoria dos pisos interno e externo, calçada e acessos; recuperação dos ambientes existentes na UBS, com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas; substituição de vidros; melhorias nas instalações hidráulica e elétrica, telhado, bem como na comunicação visual. A unidade também receberá novos móveis e equipamentos, além de ser preparada para receber aparelhos de ar condicionado.
O investimento será de R$ 83.347,07 e a responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Reconstrul Construções Civis LTDA. A empresa terá 120 dias para executar o serviço. Durante a reforma, a comunidade do bairro será atendida na UBS do Jardim União da Vitória, na Rua Dezenove de Abril, 55.

O prefeito lembrou que a reforma integra um conjunto de obras e ações que a prefeitura tem feito para melhorar a saúde pública de Londrina. “O que está acontecendo na cidade nunca aconteceu em Londrina e não está ocorrendo em nenhuma cidade do Paraná e do Brasil. As unidades estão sendo totalmente reformadas, com substituição de móveis e equipamentos. Neste momento estamos fazendo a reforma e construção de 12 unidades e outras 20 entrarão na próxima licitação. Além de reestruturar a parte física, já contratamos mais de 120 médicos e realizamos muitas outras ações, no sentido de levar mais qualidade de atendimento para a comunidade e servidores”, afirmou.

O secretário Felipe Machado contou que a UBS do Jamile Dequech é a sexta unidade que tem as obras autorizadas pelo prefeito no ano de 2020, dando sequência ao amplo Programa de Reestruturação da saúde pública da cidade. “A unidade vai receber as intervenções necessárias, para que o servidor tenha condição adequada de atendimento e para que a população possa ser atendida da melhor maneira possível”, enfatizou.
A coordenadora da UBS, Luzia Ester Pires Cleto, destacou que esta reforma está complementando o bom trabalho realizado pela Prefeitura em todas as áreas. “Esta administração está preocupada em deixar uma cidade bem cuidada e mais bonita para toda a população. Nós fomos presenteados com esta reforma, que trará melhorias em toda a estrutura, favorecendo um atendimento melhor à população”, frisou.
O Programa de Reestruturação da saúde pública de Londrina iniciou em 2017. Desde então a Prefeitura já entregou 17 unidades de saúde, totalmente reformadas: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal.
Além dessas, o Município está construindo duas UBSs, na Vila Fraternidade e no Santa Rita, e passam por reformas as unidades de Lerroville, Maravilha, Jardim Ideal, Marabá, Eldorado, Cabo Frio e Campos Verdes, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Entre os presentes na solenidade, estiveram os vereadores Estevão da Zona Sul, Jamil Janene e Amauri Cardoso; o representante da construtora Reconstrul, Donizete Resende; o pastor Odevair, da Igreja Só o Senhor é Deus, além dos servidores da UBS Jamile Dequech e do União da Vitória.