CCIs retomam as atividades a partir da próxima semana
O primeiro evento será na terça-feira (4), no CCI Norte, com entrega do sistema de climatização da unidade

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) estão com datas marcadas para a retomada das atividades em 2020. Tanto o CCI Norte, quanto o Leste e o Oeste, irão promover eventos de acolhida durante as próximas semanas, para recepcionar o público. O primeiro está marcado para a próxima terça-feira (4), às 14h, na sede do CCI Norte (Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília). Está prevista a participação do prefeito Marcelo Belinati, da secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, e do secretário de Saúde, Felippe Machado.
Na oportunidade, haverá a entrega do sistema de climatização do CCI Norte, local onde todas as salas e ambientes agora estão equipados com aparelhos de ar condicionado para trazer mais conforto aos usuários. A climatização abrange as salas onde são realizadas as oficinas, o auditório e o salão social, entre outros pontos. A iniciativa integra o processo de modernização estrutural que a Secretaria Municipal do Idoso está promovendo em seus equipamentos públicos. A aquisição dos aparelhos foi viabilizada com recursos próprios do Município, provenientes do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), totalizando R$ 144.680,00.
De acordo com Andrea, a climatização também está prevista para ser implantada nos outros CCIs da cidade. “O ano de 2020 será muito produtivo para a Secretaria Municipal do Idoso (SMI). A modernização do CCI Norte trará mais qualidade de vida e conforto para as pessoas que frequentam o centro, com ambientes mais agradáveis e adequados para receber as atividades. Posteriormente, os CCIs Leste e Oeste também serão contemplados. O objetivo deste evento é acolher os idosos, divulgar as informações sobre as atividades dos CCIs e proporcionar às pessoas idosas um espaço onde tenham oportunidades e reconhecimento”, disse.
A tarde festiva ainda terá a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para uma conversa sobre a dengue com os presentes. O palestrante do debate será o servidor Mário Inácio da Silva. Cerca de 200 pessoas são esperadas para o evento. Cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos podem realizar inscrição para esta atividade através do telefone 3373-0090.
No CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes), por sua vez, o evento de acolhida será no dia 11 de fevereiro, às 14h. Enquanto que na unidade Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz) ainda não há a confirmação da data.

Os CCIs são centros que desenvolvem atividades educativas a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos de Londrina. Dentre as ações realizadas se destacam as atividades físicas, com as turmas de Ginástica e Alongamento, os encontros do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, além de diversas oficinas culturais. Todas as aulas são gratuitas para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para conferir a disponibilidade das atividades é necessário entrar em contato pelos telefones de cada sede. Na região norte o número é 3373-0090; na oeste, 3375-0334; e na leste, 3375-0307. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
“Acredito que neste ano teremos várias atividades que irão promover e estimular a socialização e o convívio entre as pessoas idosas. Desejamos que os participantes possam ter melhora na autoestima e na qualidade de vida”, contou a gerente de articulação comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes.
EJA – O CCI Leste conta, também, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em sua grade de atividades. As aulas acontecem durante todas as terças, quartas e quintas-feiras do ano, das 14h às 17h. Interessados em se matricular podem entrar em contato com o centro. Vale ressaltar que as aulas serão retomadas já nesta terça-feira (4).
Outras informações podem ser obtidas com a gerente de articulação comunitária da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), Rosely Sonoda Gomes, através do número 3375-0334.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com