Cidade

Trânsito e limpeza pública terão reforço no Carnaval

Outros serviços, como a oferta de transporte coletivo, serão reduzidos em razão da baixa demanda

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou um esquema especial de apoio ao Carnaval de rua em Londrina. De sábado (22) a terça-feira (25), alguns serviços serão reforçados para garantir a limpeza da cidade e o correto funcionamento do tráfego durante os dias de festa. Outros, em virtude do feriado e da baixa demanda, serão prestados em escala reduzida.

A operação de suporte à programação patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Secretaria Municipal de Cultura, terá início amanhã (sábado, 22), a partir das 14h30, no Zerão. O espaço receberá o “Bloquinho do CLAC”, evento voltado aos pequenos foliões, e contará com equipe extra de asseio e conservação para fazer a remoção dos resíduos que forem gerados.

No domingo (23), o Bloco Bafo Quente promete arrastar grande público atrás do trio elétrico. O circuito começará pelo estacionamento do Zerão, às 15h, e seguirá pela Gomes Carneiro, avenida  Higienópolis e rua Professor Joaquim de Matos Barreto até o Aterro do Igapó. Neste último ponto, caçambas estarão posicionadas para o correto descarte do lixo. Durante todo o percurso, agentes de trânsito farão o bloqueio temporário de vias e varredores estarão a postos para limpar os detritos que ficarem pelo caminho.

Foto: CMTU / Arquivo

Na terça, novamente os agentes municipais e equipes de limpeza estarão em atividade. Dessa vez na praça Nishinomiya, ao lado do Aeroporto, onde a partir das 17h ocorrerá a Paradinha do Trio com Bloco Bafo Quente e CLAC.

Além do trabalho de monitoramento do trânsito direcionado às festividades carnavalescas, neste período a CMTU atuará na fiscalização dos condutores no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), no fechamento de vias no entorno do Igapó para a prática de atividades físicas e em blitze da Lei Seca, em parceria com as forças de segurança, a partir das 19h.

Outros serviços – Na segunda (24), o transporte coletivo vai operar com a tabela de horários de sábado, mas haverá reforço nas linhas que atendem aos shoppings. Já na terça-feira (25), feriado de Carnaval, todos os coletivos irão circular com as escalas de domingo.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela abrirão para o recebimento de resíduos na segunda, das 8h às 17h, permanecendo fechados na terça. As atividades de capina e roçagem do mato, remoção de entulhos, conservação de lagos e os demais serviços de asseio da cidade seguirão normalmente nos dois dias.

A coleta do lixo também não terá alterações, enquanto o recolhimento dos recicláveis será feito parcialmente. As cooperativas Cooperoeste, Coocepeve, Ecorecin e Cooper Mudança optaram por transferir o atendimento do feriado para quarta-feira (26) e, para conferir se o bairro onde moram foi afetado, os moradores podem acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Em todos os dias de Carnaval, a Rodoviária terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas. As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo. Já os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU retornarão à programação habitual na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos