Conselho Municipal de Educação realiza eleição de novos integrantes
A eleição complementar visa preencher vagas que ainda estão em aberto da gestão anterior, entre titulares e suplentes dos segmentos

Nesta terça-feira (3), às 19 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, será realizada a Assembleia Extraordinária de eleição de conselheiros para completar o quadro do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL), gestão 2020-2023. Foram convocados para participar representantes de vários segmentos, que poderão eleger membros titulares e suplentes, após vacância definitiva de cargos em alguns setores da gestão anterior (2018-2021). O endereço do CMEI é Rua Benjamin Constant, 800, Centro.
Todas as informações referentes a este processo eleitoral podem ser acessadas pelo Edital de Convocação nº 01/2020, publicado no Jornal Oficial do Município, edição 3.997 (página 13 a 18).
Ao todo, estão abertas 16 vagas para conselheiros titulares e suplentes, abrangendo diferentes segmentos: Usuários em Educação (3 suplentes); Trabalhadores em Educação (3 titulares e 5 suplentes); Prestadores de Serviço (1 titular e 2 suplentes); Administração Pública (1 titular e 1 suplente). Dentre os participantes, o pleito contempla integrantes dos Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres, Associação de Pais e Funcionários, professores da educação infantil, supervisores e coordenadores de ensino, representantes de instituições de ensino superior, do Núcleo Regional de Educação (NRE), e do poder público municipal.
De acordo com a diretora executiva do CMEL, Fernanda Tedeschi, a eleição é de participação voluntária, sem indicações prévias, e aberta a qualquer pessoa interessada em participar, desde que inserida em uma das quatro grandes áreas de atuação estabelecidas no edital. “Trata-se de um pleito paritário e aberto à comunidade escolar para completar o corpo gestor do Conselho nos próximos quatro anos. Uma das áreas que temos dificuldade em fechar os representantes é a da administração municipal, então reforçamos o convite para que os servidores compareçam, conheçam o funcionamento do órgão e participem para ajudar a fortalecê-lo”, frisou.
Os interessados a preencher as vagas disponíveis do Conselho deverão comparecer no local portando documento pessoal civil de identificação com foto. Cada grupo representativo terá um membro coordenador designado para conduzir e acompanhar a eleição, indicado pela mesa diretora do CMEL.
O resultado do processo de homologação de conselheiros eleitos para ocupar as vagas do CMEL está previsto para ser publicado no dia 3 de abril de 2020, a partir das 10 horas, no portal da Prefeitura de Londrina pelo endereço www.londrina.pr.gov.br (acessar opção Secretarias, Órgãos e Entidades Públicas – Conselhos – Educação). A divulgação também será feita no quadro de Editais da sede administrativa do Conselho, na Rua Mar Vermelho, 35, 1º andar.
A cada quatro anos, há renovação de 50% do quadro de conselheiros do CMEL. A última eleição ocorreu em setembro de 2019, para a escolha dos membros da gestão 2020-2023, durante a 7ª Conferência Municipal de Educação. O CMEL realiza mensalmente reuniões ordinárias e as informações oficiais são publicadas na página deste Conselho no portal da Prefeitura.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora executiva do CMEL, Fernanda Tedeschi, pelo telefone 3375-0082.