Conselho Municipal do Esporte e Lazer se apresenta ao prefeito
Ele foi instituído no final de 2019 e visa contribuir no levantamento das necessidades da comunidade e na instituição de políticas públicas para a área

Na manhã desta segunda-feira (16), os membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Londrina (CMELL) se apresentaram ao prefeito Marcelo Belinati em seu gabinete, para mostrar o andamento dos trabalhos do grupo. O conselho foi instituído em dezembro de 2019 e é composto por representantes da área governamental e não governamental. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, os quais podem ser reconduzidos por mais um mandato consecutivo.

Da área governamental, participam representantes da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), das secretarias municipais de Cultura, Defesa Social, Educação, Saúde, Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização. Da não governamental, há integrantes do Conselho Regional de Educação Física, Instituição de Ensino Superior com Curso de Educação Física, Instituições Educacionais de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio das Escolas Públicas ou Privadas do Município de Londrina, Associação Esportiva, Esporte Adaptado ou Paradesporto, representantes do Conselho Regional de Esporte e Lazer.
O prefeito Marcelo Belinati parabenizou a formação do conselho que, para ele, representa uma maneira de democratizar as discussões e de fazer com que os segmentos esportivos, os clubes e instituições, trabalhem em conjunto. “O esporte de Londrina já avançou muito, seja no orçamento, que mais do que dobrou desde que assumimos a administração, seja nas ações implementadas, como revitalização, reforma e construção de praças esportivas, o retorno do patrocínio ao esporte de alto rendimento e às entidades e instituições que levam, até a ponta da cidade, programas esportivos que promovem a inclusão social dos jovens. É um conjunto de ações da prefeitura, que mostram que esta administração respeita o esporte e o enxerga como uma política pública importantíssima no sentido de tornar a cidade melhor”, enfatizou.

O presidente da FEL, Fernando Madureira, contou que o CMELL começou a ser elaborado desde o início desta gestão e que cada região da cidade tem uma representação. “O Conselho contribui para ajudar a FEL a entender as necessidades dos bairros, pois traz as demandas da comunidade para serem colocadas no Conselho Deliberativo da Fundação, para podermos atender estas demandas mais rapidamente e com mais eficiência”, explicou.
O vereador Amauri Cardoso, que fez a ponte entre o executivo, legislativo e a comunidade, para que o conselho se tornasse realidade, disse que espera, com a criação do conselho, que a política do esporte e do lazer seja reconhecida na cidade, assim como as outras áreas que já contam com participação da comunidade, como saúde e educação. “Queremos que a população possa usufruir do equipamentos voltados para a prática esportiva e ao lazer, pois o esporte e o lazer promovem saúde. Nosso objetivo é difundir a importância do esporte para a qualidade de vida da sociedade”, afirmou.
O presidente do Conselho Comunitário de Esporte e Lazer de Londrina – Região Sul (CONCELL SUL), Joel Gaspar, ressaltou que o conselho foi criado para fomentar a prática e o desenvolvimento do esporte. “Esta gestão tem investido muito no esporte, nunca vimos na cidade uma administração tão atuante como esta. Nosso objetivo, enquanto conselho, é levar as demandas da comunidade para o executivo, para desenvolver projetos nesta área, por exemplo investindo nas praças esportivas, na criação de escolinhas, entre outras demandas”, disse.