Cidadão

PROCON-LD fiscaliza denúncias de reajustes abusivos na venda de álcool gel e máscaras

Oito estabelecimentos foram notificados para apresentar as justificativas pelo aumento nos preços praticados nos produtos

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) está fiscalizando denúncias de reajustes abusivos no valor de venda de álcool em gel 70% e de máscaras, utilizados como proteção contra o coronavírus. Na manhã desta terça-feira (17), o órgão notificou oito estabelecimentos comerciais da cidade para apresentar as justificativas pelo aumento dos preços, de acordo com denúncias feitas por consumidores.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços e obter vantagem desproporcional. O diretor-executivo do PROCON-LD, Gustavo Richa, explicou que os estabelecimentos terão 10 dias para comprovar, por meio de notas fiscais, que não houve aumento injustificado nos preços. “O comércio não pode se aproveitar da vulnerabilidade do consumidor, em momentos de crise, para aumentar os preços dos produtos injustificadamente. Se constatada a infração, tomaremos as providências legais cabíveis”, disse.

Richa frisou que é muito importante que a população denuncie possíveis reajustes abusivos. Como o órgão está de mudança para a sua nova sede, os telefones não estão funcionando, contundo é possível denunciar por meio do celular do próprio diretor-executivo Gustavo Richa, no (43) 99914-3277, na página do PROCON na rede social Facebook, no endereço eletrônico https://www.facebook.com/ProconLd/, ou na página de Richa, no https://www.facebook.com/gustavocricha.

A partir da próxima segunda-feira (23), o PROCON-LD deve funcionar normalmente na Rua Piauí, 1.117. O horário de funcionamento deve permanecer o mesmo, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, com distribuição de senhas até as 15 horas.

Para a imprensa: outras informações podem obtidas com o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, no 99914-3277.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos