Saúde em tempos de home office é tema de live nesta terça-feira
Psicóloga e médica do trabalho ensinarão estratégias para ajudar a enfrentar o estresse e a ansiedade durante o isolamento social

Para conversar com os profissionais que atualmente estão trabalhando de casa, por meio do home office, a psicóloga da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Luciana Gusmão, e a médica do Trabalho, Fernanda Honorato, farão uma transmissão ao vivo, às 17 horas, na página da DSO no Instagram (clique aqui). A Live é direcionada aos servidores municipais, porém qualquer pessoa pode assistir, já que o tema se aplica a muitos profissionais no momento. Para acompanhar o debate, basta seguir a página da DSO na rede social citada.
O tema será “Como está sua saúde em home office?”. O objetivo da “Live” é conversar com os profissionais sobre as adaptações e estratégias que devem ser tomadas em tempos de epidemia e de isolamento social, para minimizar os efeitos do estresse e da ansiedade. Isso porque, por natureza, o ser humano é sociável, e quando necessita se afastar das interações e atividades sociais tende a apresentar sinais significativos na saúde física e mental. “Nós mesmos estamos sentindo esse misto de ansiedade e medo, com esperança de que tudo vai passar. Entendemos que essa sensação é bem comum nos demais servidores e, no teletrabalho, ainda que as pessoas estejam em contato, geralmente ele é virtual ou por telefone”, lembrou a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Dayane Paludetto Rodrigues.
Foi percebendo o aumento dos níveis de ansiedade nos profissionais da Prefeitura de Londrina que surgiu a ideia de se fazer a transmissão ao vivo. “A maioria dos servidores, que está atuando em teletrabalho, está apresentando sinais significativos de estresse e ansiedade, principalmente devido aos fatores desconhecidos e incertos trazidos com a pandemia do Coronavírus. Por isso, decidimos abordar essas estratégias, para que as pessoas reconheçam os sintomas e consigam enfrentá-los”, explicou Gusmão.
Assim, na Live, a psicóloga da DSO e a médica do trabalho apresentarão as iniciativas que podem ser evitadas durante o período de isolamento social e aquelas que fazem bem ao organismo e influenciam diretamente na manutenção da saúde mental e física. Caso a iniciativa tenha uma boa receptividade pelos internautas, outras transmissões devem ser feitas. A duração será de cerca de 2 horas. A idealização dessa atividade adveio da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH).
Outras informações podem ser obtidas com psicóloga da DSO, Luciana Gusmão, pelo 99945-4988 e com a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, pelo 99945-1206.