Prefeitura autoriza suspensão de descontos de empréstimos dos servidores
Pedido deve ser feito diretamente às instituições financeiras nas quais os servidores tenham firmado o contrato de empréstimo; suspensão de descontos pode se dar pelo prazo de 90 dias

A Prefeitura de Londrina autorizou os servidores do poder executivo a solicitarem a suspensão dos descontos de empréstimos consignados em folha de pagamento, pelo prazo de 90 dias, junto a instituições financeiras. A medida foi autorizada pelo decreto 504, publicado no Jornal Oficial 4050 desta sexta-feira(24). O objetivo é promover um alívio financeiro aos servidores, no momento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O decreto considera a redução na renda das famílias, em decorrência das medidas restritivas à circulação de pessoas e às atividades privadas na economia, e no aumento das despesas decorrentes das medidas de distanciamento e isolamento social. Também leva em conta o endividamento dos servidores públicos municipais decorrente de empréstimos consignados contraídos junto a instituições financeiras.
Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, o decreto permite que os servidores negociem individualmente seus contratos de empréstimos consignados. “É uma medida que possibilita flexibilizar estes pagamentos, dado o momento de crise. Alertamos aos que tiverem interesse, que analisem criteriosamente o contrato, para ver se compensa realizar a prorrogação. Lembramos também que a folha de pagamentos dos servidores esta em dia”, disse.
O decreto é voltando para aos servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Município. A suspensão deve ser solicitada diretamente à instituição consignatária na qual o servidor tenha firmado o contrato de empréstimo e as parcelas suspensas deverão ser acrescidas ao final do contrato, podendo haver encargos financeiros.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, no 3372-4421/4041.