‘Londrina Cidade Iluminada’ contempla 93 praças da cidade com LED
Prefeitura já implantou quase 20 mil modernas luminárias no município, incluindo os distritos; trabalho é executado pela Sercomtel Iluminação

Um total de 93 praças públicas, localizadas nas diferentes regiões da cidade, incluindo distritos rurais, já recebeu a modernização da iluminação, feita pela Prefeitura de Londrina. Desde a implantação do programa “Londrina Cidade Iluminada”, em fevereiro do ano passado, a Sercomtel Iluminação trocou as antigas lâmpadas destes locais por luminárias do padrão LED, mais eficientes e econômicas.

Com a mudança, os espaços passam a transmitir mais segurança à população. “A iluminação LED inibe a criminalidade e oferece bem-estar para os usuários das praças”, destaca o presidente da empresa, Luciano Kühl. No entanto, ele ressalta que neste momento de pandemia, as praças devem ficar vazias evitando as aglomerações e consequente contaminação pelo coronavírus.
Atualmente, está sendo modernizada a iluminação de, pelo menos, seis praças, incluindo o Monumento à Bíblia, no centro; a área do Lago Cabrinha, na região norte; a Praça José Ferreira da Silva Filho (ao lado da Rua Prefeito Faria Lima), na região oeste, e a praça do Jardim Vale Azul, na região sul. Recentemente a

empresa concluiu os serviços no Lago Norte, na região norte; na Praça Aristides Maluf (Jardim Esperança), na região sul, e na praça da Rua Alemanha (Eldorado), também na região sul. A modernização ornamental do Lago Igapó 2, no centro, também já havia sido concluída.
Números – Somando as praças com as ruas e avenidas, a Sercomtel Iluminação já implantou quase 20 mil luminárias LED no município, incluindo os distritos rurais. São 409 ruas e 20 avenidas revitalizadas com esta nova tecnologia em iluminação pública, além de quatro vielas e as duas UPAs. A SI já atendeu também 51 escolas municipais, 13 escolas distritais e 22 centros de educação infantil, além de algumas escolas estaduais. Um total de 36 unidades básicas de saúde também recebeu melhorias com a colocação de LED nas suas proximidades. “O que já implantamos de LED em Londrina daria para ir daqui a Bauru, em São Paulo, numa rodovia toda iluminada”, compara o diretor de Operações da empresa, Alexander Fermino Farias.

A iluminação LED é mais adequada para as áreas urbanas do que as unidades convencionais, formadas basicamente por lâmpadas de vapor de mercúrio, metálico e de sódio. A nova tecnologia proporciona mais luz com menos custo, melhora a definição das cores e promove conforto e prazer, além de melhorar a visualização do tráfego de veículos e da sinalização de trânsito vertical e horizontal, principalmente nas esquinas.