Destaques

Operação conjunta de fiscalização em bares e restaurantes

Ao todo 17 estabelecimentos receberam a fiscalização, sendo que foram feitas 10 notificações

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizou uma operação conjunta de fiscalização e orientação com viés educativo em estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes), sobre os decretos e diretrizes municipais no combate ao coronavírus.

Ao todo 17 estabelecimentos receberam a fiscalização. Sendo 6 nas zonas leste e oeste; 6 na região centro e sul e 5 na zona norte. Foram feitas 10 notificações por conta da constatação de excesso de clientes, horário de funcionamento e incompatibilidade no alvará; e 1 autuação pela não apresentação da licença de funcionamento.

Cada responsável por local recebeu documento com orientações sobre a prevenção da Covid-19 no ambiente de trabalho, limpeza e desinfecção em ambiente domiciliar e comercial, um check list com informações resumidas sobre os horários de funcionamento de todas as empresas e sobre as medidas profiláticas obrigatórias (aplicáveis à industria, comércio e construção civil), além de uma cópia do decreto 541/2020 que traz informações sobre o funcionamento de serviços no município. Os locais flagrados abertos após às 22 horas justificaram que havia clientes que esperavam para acertar a conta.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, esteve presente na operação e avaliou positivamente o trabalho. “Nós estivemos, juntamente com o secretário de Saúde, Felippe Machado, acompanhando pessoalmente essa operação de orientação. Uma atividade preventiva no sentido de fazer cumprir as determinações que vem sendo estabelecidas por decreto pelo poder público municipal com o objetivo de diminuir o processo de contaminação das pessoas pelo vírus. Recebemos algumas informações no início da semana de alguns estabelecimentos com capacidade superior àquela permitida, questão de horários e, independente da fiscalização de rotina que a Guarda vem fazendo, montamos a operação com um efetivo extra e passamos a atuar em todas as regiões da cidade para fiscalizar efetivamente o cumprimento da nova legislação.

Encontramos algumas pessoas alegando desconhecimento, por isso a necessidade do material informativo e cópia do decreto municipal para deixar bem claro quais as determinações, normas e horário. Foram feitas várias orientações, conforme termos de constatação feitos pela Fazenda, e isso é importante porque os estabelecimentos já não poderão mais alegar desconhecimento em uma eventual nova fiscalização. Pretendemos manter esse tipo de fiscalização. Vamos organizar o efetivo para que a gente possa fazer essa atividade extra à noite, para que seja respeitado o distanciamento entre as pessoas no interior do estabelecimento e o horário de fechamento”, informou Ramos.

Texto: Bruno Amaral

Fotos: Guarda Municipal de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos