Cidadão

Aberto novo agendamento online para vacinação contra a gripe

No sábado (23), estarão abertas 14 UBSs, além do CMEI Valéria Veronesi e posto de vacinação do Guanabarinha

|A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais um dia de atendimento exclusivo para vacinar a população contra a gripe. Será no próximo sábado (23), das 8h às 14h. A agenda virtual desta semana já está disponível no portal da Prefeitura de Londrina, na página principal. Mais uma vez, só poderão receber a dose da vacina contra influenza aqueles que realizarem o agendamento prévio, requisito obrigatório, mediante apresentação de comprovante nos pontos de vacinação. Estão abertas mais de sete mil vagas e o procedimento pode ser feito por qualquer pessoa que se enquadre no público-alvo desta etapa da campanha, enquanto houver vagas.

Foto: Gustavo Tacaki

Além de dividir a campanha em etapas, a SMS vem organizando o fluxo de atendimento, com agendamento online, para evitar aglomerações, respeitando, assim, todas as medidas de saúde e segurança recomendadas no período de pandemia do novo coronavírus. No último sábado (16), foram aplicadas cerca de 11.800 doses, entre adultos e crianças. Iniciada em março deste ano, a campanha em Londrina imunizou diferentes grupos de pessoas, totalizando mais de 117 mil imunizações.

Dessa vez, as atividades irão ocorrer em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana, mais o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Super Creche), na região central, e no posto de vacinação do Guanabarinha, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Nesta ação, continuam sendo atendidos os mesmos grupos que já estavam sendo vacinados nas últimas edições aos sábados. Podem participar pessoas acima de 60 anos, adultos de 55 a 59 anos, profissionais da saúde, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento, professores das escolas públicas e privadas. Também têm direito a receber a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas, além de indígenas.

Além do comprovante de agendamento, é necessário levar documento de identidade com foto e carteira de vacinação. Aos profissionais, é pedido declaração ou documento para comprovar vínculo de emprego, sendo aceitos itens como holerite, carteira de órgão de classe, crachá, entre outros. “O público deve ler com atenção todas as informações no momento do agendamento, além de não esquecer de levar seu comprovante, que é pedido na hora, e os documentos básicos obrigatórios”, reforçou a assessora da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Daniela Carvalho Gomes

Foto: Gustavo Tacaki

De acordo com Gomes, neste sábado (23), as 14 UBSs que abrirão as portas ficarão responsáveis por vacinar exclusivamente as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade. São elas, as unidades Centro, Vila Nova, Parigot, Aquiles Stenghel, Cafezal, PIND, Alvorada, Santiago, Armindo Guazzi, Lindoia, Vivi Xavier, Panissa, Casoni e San Izidro. “Já no CMEI Valéria Veronesi e ponto de vacinação do Guanabarinha serão vacinados o público adulto, bem como as crianças acima de seis anos e que estejam inseridas nos grupos crônicos”, indicou.

Durante os dias da semana, de segunda a sexta-feira, todas as UBSs de Londrina, das áreas urbana e rural, realizam as vacinações de agenda eletiva, que também está funcionando atualmente apenas por sistema de agendamento prévio, via contato por telefone direto com cada unidade. O calendário regular de vacinas eletivas oferece vacinas como a pentavalente, sarampo, hepatite, rotavírus, poliomielite, febre amarela, meningite, entre outras disponíveis na rede básica

Vacina da gripe –  Por meio da campanha de vacinação contra o Influenza, é fornecida a vacina trivalente, que protege contra os três subtipos mais comuns do vírus da gripe. Atualizada anualmente, a versão da vacina previne o contágio pelos subtipos que mais circularam no hemisfério sul, incluindo o H1N1. Além das medidas de higiene e etiqueta respiratória, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra influenza.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos