Cidadão

Evento debate como a mídia noticia a violência

A temática da 2ª pré-conferência de Cultura de Paz será a abordagem feita pela mídia quando trata a violência como notícia; conferência ocorre em maio


O Conselho Municipal de Cultura para a Paz (Compaz) e a Secretaria Municipal de Educação promovem a 2ª Pré-Conferência de Cultura de Paz, na quarta-feira (dia 28), às 19h30, na Faculdade Pitágoras, situada na rua Edwy Taques de Araújo, n° 1.110. Este é o último evento preparatório para a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Paz, que será realizada em maio, onde serão eleitos os novos membros do conselho e aprovadas diretrizes a serem incluídas nas ações já existentes.
Na 1ª Pré-Conferência de Cultura de Paz, foi abordado o tema de como as redes de convivência podem colaborar para a cultura de paz, com a palestra de Lia Diskin. Durante o evento, foi realizada uma pesquisa com os presentes de como eles avaliaram as ações de Cultura de Paz em Londrina. Nesta segunda pré-conferência, os participantes devem responder novamente essas questões.
A representante da Educação no conselho, a assessora executiva Heloisa Botelho, explicou que a palestra da segunda pré, “Trabalhando por uma mídia para a Paz”, será ministrada pela jornalista Rosa Alegria, que vai tratar como a mídia aborda a violência; a necessidade em mudar o foco da notícia, e qual a responsabilidade dos meios de comunicação nas veiculações de informações sobre violência.
Durante o evento, será lançado o site www.midiadepazparana.org.br. O presidente do conselho, Luis Claudio Galhardi, explicou que o site será uma alternativa de informação com uma abordagem mais humana e positiva diante de situações de violência e catástrofes. “É difícil pensar em pautas boas quando estamos diante de um assassinato, por exemplo, mas podemos encontrar manifestações contra tal violência, como a criação de ONGs, revitalização de espaços públicos que ajudam a diminuir a marginalização na sociedade”, completou o presidente
Os interessados em participar da pré-conferência, devem se cadastrar no site www.londrinapazeando.org.br, ou no dia, antes de começar a palestra. A entrada é franca.
(Londrina, 26 de abril de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos