Secretaria da Mulher abre espaço de escuta pela internet
Objetivo é reunir mulheres de várias faixas etárias para conversaram a respeito de suas vidas durante o período de pandemia

Com o afastamento físico devido à pandemia do coronavírus, muitas pessoas sentem a falta de um espaço onde possam ouvir e serem ouvidas. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Unicesumar, por meio do Projeto Conexão e Aprendizagem, vão realizar nesta quinta-feira (18), às 15 horas, um encontro pela internet. O espaço é aberta às mulheres, que precisam apenas acessar o Google Meet, pelo link https://meet.google.com/iyv-sngx-jyt.
O objetivo é reunir mulheres de várias faixas etárias, classes sociais e níveis educacionais para conversaram a respeito de suas vidas durante o período de pandemia e isolamento social. As participantes poderão contar um pouco de seu dia a dia, das mudanças ocasionadas no ambiente de trabalho, no relacionamento com filhos, cônjuges e outros parentes, no convívio social e aquilo que elas se sentirem à vontade para partilhar com as demais.
Segundo a psicóloga e professora universitária, Gysele Rogo, a intenção é que as participantes se conheçam e estabeleçam um vínculo de confiança, onde possam trocar vivências e experiências, tirar suas dúvidas, partilhar dicas e se fortalecerem juntas. “Não é um grupo terapêutico, mas é um espaço de troca de ideias e de apoio emocional. Nossa ideia é abrir um espaço de escuta, onde as demandas vêm das participantes e nós estaremos lá para darmos suporte”, explicou.
Em um primeiro momento, as organizadoras do encontro apresentarão o objetivo das reuniões e explicarão sobre o funcionamento das mesmas. Em seguida, as mulheres poderão se apresentar e se conhecerem. Na sequência, a intenção é que elas se encontrem, pelo menos, uma vez ao mês para conversarem. Para isso, as integrantes contarão com o apoio da psicóloga Gysele Rogo, da assistente social e professora universitária, Daniela Sikorski, e da engenheira da computação, mestre em Bioinformática e professora da Unicesumar, Cynara Leão Garcia.
Segundo a diretora de Articulação de Políticas Públicas do Centro de Oficinas para Mulheres (antiga Casa da Mulher), Carla Ramos, todas as interessadas em participar precisam clicar no link do Google Meet pedindo o acesso ao grupo. Logo na sequência, as organizadoras darão o acesso ao grupo. Os encontros serão feitos por meio de videoconferência, para evitar aglomeração e não serão gravados. “É uma excelente iniciativa, porque nós mulheres temos necessidade de conversar e de nos expressarmos. Vamos proporcionar um espaço mais reservado, só com mulheres, para que possamos ver que não estamos sozinhas e que não somos as únicas a passarmos por determinadas situações. Assim, juntas nos fortaleceremos com a troca de experiências”, acredita Ramos.
Sobre o Projeto – O Conexão e Aprendizagem é um projeto integrado da SMPM com a Unicesumar de Londrina. O objetivo é realizar videoaulas e encontros online gratuitos, que visem integrar conhecimentos de diversas áreas de forma interdisciplinar. Até o momento, seis encontros foram realizados.