Cidadão

Paternidade Responsável é tema de palestra do Agosto Dourado e Azul

Intenção é promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal e nos cuidados no desenvolvimento da criança

As atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, e Agosto Azul, comemorado no estado do Paraná para promover a conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem e do incentivo a paternidade responsável, prosseguem. Nesta quinta-feira (13), às 14 horas, será realizada uma palestra com o tema Paternidade Responsável, via internet, voltada aos profissionais de saúde, alunos das diversas áreas e público em geral.

Os convidados palestrantes são o médico e psicanalista de adultos e adolescentes, Marcelo José de Castro, membro da Associação Psicanalítica Internacional – Londres e da Associação Psicanalítica Argentina – Buenos Aires, e a psicóloga do Núcleo Ampliado Saúde da Família (MAS) Londrina, Eliane dos Santos Lemes. A moderadora será a enfermeira Edilaine Giovanini Rossetto, professora Associada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Departamento de Enfermagem, Saúde da Criança.

A transmissão será pela plataforma RUTE do Hospital Universitário (HU) de Londrina, (clique aqui para acessar), e as inscrições devem ser feitas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Prefeitura de Londrina, por meio da Escola de Governo (clique aqui). A chave de inscrição é PATERNIDADE-2020. Os profissionais da saúde que desejarem receber certificado precisam efetuar a inscrição.

O objetivo do evento é promover o engajamento dos homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, nos momentos do parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança, enfocando no processo da amamentação com a possibilidade real de melhoria na qualidade de vida para todas as pessoas envolvidas e vínculos afetivos saudáveis.

A psicóloga Eliane dos Santos Lemes discorrerá primeiro e trará, como  enfoque, a prática vivenciada na Atenção Básica. Na sequência, o médico e psicanalista Marcelo José de Castro fará uma leitura psicanalítica sobre a paternidade responsável. “Falarei sobre a natureza da função paterna e os seus desafios na atualidade. A função do pai na amamentação e as implicações psicológicas de sua participação ativa. E como o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2020 é Apoiar o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável, abordarei também a paternidade responsável também como o fundamento de uma ética política e ecológica na atualidade”, contou.

Agosto Dourado – A SMAM/Agosto Dourado de 2020 tem como tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas, a fim de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, conscientizando sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. As ações estão sendo realizadas em conjunto com o Agosto Azul.

Agosto Azul – O mês de valorização da paternidade foi instituído pelo Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas e instituições interessadas. A Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) do Ministério da Saúde apoia essa iniciativa e estimula que seja desenvolvida em todo território nacional.

A ação é baseada em um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: o eixo de Paternidade e Cuidado. Ele consiste em incentivar a presença de homens acompanhando suas parceiras nas consultas de pré-natal e traz a ideia de que o acesso dos homens aos serviços de saúde para participar dessas consultas também pode ser potencializado, como momento de promoção do autocuidado e educação em saúde.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli, no 3372-9827.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos