Cidadão

Informativo agiliza fluxo de trabalho na Educação

Procedimento completará um ano em setembro, trazendo mais objetividade, clareza e unificação na comunicação entre os servidores

Para facilitar a comunicação realizada dentro da Secretaria Municipal de Educação (SME), com as diversas unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Londrina unificou as informações através de um informativo semanal.

Assim, há quase um ano, todas as segundas-feiras, as diretorias escolares recebem o documento via e-mail. Nele constam, em um único lugar, as recomendações e orientações dadas pelas três assessorias que compõem a SME, que são a pedagógica, a administrativa e a financeira.

Segundo a coordenadora de gabinete e servidora de carreira da SME, Cassia Terciotti, antes, cada gerência, diretoria e assessoria mandava seus pedidos e recados sem saber o que a outra tinha requerido. Como chegavam vários e-mails, informes e comunicações internas (C.I.) diferentes, a comunicação era desconexa. Não havia uma conversa única, clara e objetiva entre as diversas áreas que compõem a Secretaria.

“Como a Secretaria de Educação é muito grande era difícil saber tudo que cada área estava buscando ou pedindo aos diretores. Várias vezes, tínhamos que explicar os mesmos procedimentos repetidamente, o que foi resolvido com a unificação de todos os pedidos e esclarecimentos enviados em um único documento, via e-mail semanal. Agora, tudo que as diretoras e diretores precisam saber ou rever, eles procuram no informativo”, explicou Terciotti.

Divulgação

Neste informativo, os diretores escolares encontram todas as informações, com cronograma estipulado para a resolução dos pedidos e links que levam as explicações detalhadas sobre os procedimentos que eles devem realizar. “Isso agilizou muito o trabalho de todos, uma solução muito simples, sem custo e que organizou a comunicação com os mais de 120 gestores escolares”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A iniciativa surgiu depois de um curso ministrado pela doutora em Educação, Especialista em Metodologia da Ação Docente e chefe do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosana de Sousa Pereira Lopes. Ao analisar as dificuldades encontradas pelos servidores públicos do Município, veio a ideia de realizar o documento unificado. Essa ideia simples, porém, objetiva e eficaz já havia sido implantada no Departamento de Educação da própria universidade surtindo bons resultados.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária de Educação, Maria Tereza P. de Moraes, pelo 3375-0022.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos