Atendimento para Seguro Desemprego no Sine aumenta em 500%

A partir de hoje, com os 14 novos colaboradores, o tempo de espera dos trabalhadores para inserção no benefício federal diminuirá de 30 para cinco dias
A Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional de Empregos (Sine) começa a atender, hoje (dia 12), mais de 200 trabalhadores por dia para a inserção no Seguro Desemprego. Isto representa um aumento de mais de 500%, em relação ao que vinha sendo atendido, que, em média, registrava 40 pessoas por dia, dando entrada no benefício federal. Esta maior agilidade é devido à contratação de 14 novos colaboradores para operacionalizar o programa.
O prefeito Barbosa Neto argumentou sobre a pretensão de descentralizar os serviços oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Vamos adiantar o atendimento questão e facilitar a vida dos trabalhadores das regiões norte e sul, viabilizando a construção de mais postos de atendimento. Precisamos dessa ampliação, já que Londrina tem batido recorde na geração de empregos”, frisou.
“O Seguro Desemprego é uma política de distribuição de renda, proposta defendida e concretizada graças à ampliação da estrutura operacional e do entendimento na integração dos serviços. Prova disso são os encaminhamentos dos trabalhadores para diferentes vagas e cursos profissionalizantes. Inclusive, todos os que já estavam agendados serão contatados para remarcações, considerando que o prazo diminuirá”, comentou a gerente do Sine, Neiva Sefrin.
Conforme a gerente, essas explicações reforçam o objetivo principal da agência, que é recolocar o trabalhador no mercado. “O tempo de espera para entrada no Seguro Desemprego, que era em média de 30 dias, passou para cinco. Essa ação influencia diretamente no horário de atendimento do Sine, que, agora, se estende até as 18h. Também, garante a renda do trabalhador, mesmo no período em que ele ainda esteja fora do mercado de trabalho”, disse a gerente.
Neiva Sefrin comentou que o Sine firmou uma parceria com a Regional do Ministério do Trabalho de Londrina, para atender melhor as pessoas que procuravam o benefício. “Estamos à disposição não só para solucionar problemas como a falta de servidores, situação ocorrida no Sine, mas também para outros casos de qualificação profissional”, observou o gerente Regional do Trabalho e Emprego de Londrina, Dorival Silvestre.
Histórico
O contrato com a empresa terceirizada, que fornecia profissionais capacitados para este serviço, havia acabado em maio. Com um novo processo licitatório, a Acrópole Serviços Terceirizados, que fornecia os trabalhadores no contrato anterior, foi vencedora da licitação. A empresa curitibana também presta serviços em Londrina para a Receita Federal e para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Os novos funcionários passaram por treinamento na própria empresa e também no Ministério do Trabalho e Emprego para se capacitarem a operacionalizar os serviços do Sine. Até quarta-feira (dia 18), cinco colaboradores estarão atendendo na Gerência Regional do Trabalho e os outros nove na Agência do Trabalhador. A partir de quinta-feira (dia 19), todos os atendimentos relativos ao Seguro Desemprego serão centralizados no Sine.
Para que os encaminhamentos sejam mais ágeis, também, existe um projeto de integração entre as funcionalidades do Sine. “Quando a pessoa chegar aqui, para se habilitar para o Seguro Desemprego, o objetivo é fazer uma proposta de recolocação no mercado de trabalho e também encaminhá-la à participação em cursos de profissionalização”, explica Neiva.
Para realizar o agendamento do Seguro Desemprego, o trabalhador deverá ligar no 3334-2525 ou ir, pessoalmente, à sede da Agência na Rua Prefeito Hugo Cabral, 301, das 8h às 18h.
Fotos: Luiz Jacobs




